13/4/2011 - Jundiaí - SP

Cultura oferece apresentação musical gratuita na Sala Jahyr Accioly de Souza nesta quinta-feira (14)

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Cultura promove nesta quinta-feira (14) uma noite de música gratuita na Sala Jahyr Accioly de Souza, no Museu Histórico e Cultural. A partir das 20 horas, o quarteto de saxofones Sax Bem Temperado apresenta músicas de grandes nomes da MPB como Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, Hermeto Paschoal, em arranjos originais, que buscam uma linguagem atual para o grupo.

O grupo recebeu este nome numa relação entre a música e a cozinha brasileira – composta pela variedade de ingredientes, condimentos e sabores. Os saxofonistas do quarteto utilizam desde linhas de baixo, como tradicionalmente é feito com o violão de sete cordas no choro, a ritmos brasileiros sustentados pelo sax alto e tenor, comparando-se ao cavaco ou ao violão no samba.



Formado por Flávio Corilow (sax soprano), Paulo Henrique Pupo (sax barítono), Vinicíus Corilow (sax tenor) e Ronaldo Marquetti (sax alto). Para o integrante Flávio Corilow, “O CD, que leva o mesmo nome do grupo, foi viabilizado pelo Fundo de Investimento de Cultura de Campinas, é o primeiro do grupo que tem pouco mais de um ano de existência”.


O CD foi gravado pela Kalamata, o primeiro selo campineiro dedicado a intérpretes, compositores e arranjadores brasileiros, com ênfase na música instrumental popular e erudita e, lançado em agosto de 2007.


Seu repertório mostra um panorama da MPB, reunindo músicas de várias épocas e estilos num processo dinâmico e não simplesmente histórico. A obra apresenta temas consagrados da MPB compostos por sambas e choros tradicionais, como os de Noel Rosa (
As Pastorinhas e Conversa de Botequim), Pixinguinha (Carinhoso), Dorival Caymmi (Maracangalha), Adoniran Barbosa (Trem das Onze) e clássicos da música instrumental, como Hermeto Paschoal (Chorinho Pra Ele), César Camargo Mariano (Curumim), Vitor Assis Brasil (Pro Zeca) e Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Insensatez).

Serviço

Sax Bem Temperado

Data
: Quinta-feira, 14 de abril de 2011
Horário
: 20 horas
Local
: Sala Jahyr Accioly de Souza
Endereço
: Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro
Ingressos
: Gratuitos