23/2/2011 - Jundiaí - SP

Cursos do Funss chegam aos bairros

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Facilitar o acesso das pessoas aos cursos profissionalizantes e permitir que elas tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho são os objetivos do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), ao levar alguns de seus cursos para serem ministrados nos bairros. De acordo com a solicitação da comunidade, através de centros comunitários, associações e até mesmo igrejas, os cursos passam a ser realizados gratuita e periodicamente nestes locais.

No momento, estão abertas as inscrições para os cursos de cabeleireiro e manicure do FUNSS, na Casa Comunitária do Jardim São Camilo e de velas decorativas, na Associação Mulheres em Ação, no bairro Medeiros. Para o líder comunitário do Jardim São Camilo, Éder Guglielmin, a benfeitoria vem de encontro aos anseios da comunidade. “Muitas mulheres esperam ansiosamente por essa oportunidade, já que não possuem condição de ir até a sede do Fundo Social", explica Guglielmin.

Para a presidente do Fundo Social, Maria Rita Haddad, a iniciativa tem como principal objetivo descentralizar os cursos que são ministrados na sede do Funss e facilitar o acesso das pessoas a novas oportunidades. “Abranger os cursos do Fundo a um número cada vez maior de pessoas é a nossa prioridade. Permitir que homens e mulheres, das mais diferentes faixas etárias, possam adquirir conhecimento em determinada atividade e conseguir ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo, conquistar independência financeira, é o nosso objetivo,” diz Maria Rita.

As aulas de cabeleireiro e manicure que acontecerão na Casa Comunitária do Jardim São Camilo serão ministradas pela professora Jandira Baccaro que aguarda os alunos com ansiedade. “Não vejo a hora de passar as técnicas para a comunidade. Tenho certeza que será um grande aprendizado, tanto para mim, quanto para as alunas”, comenta a professora.

Para o prefeito Miguel Haddad, os cursos do Fundo Social são importantes por oferecerem o aprendizado para a geração de renda extra para as famílias. “O objetivo é que as pessoas possam trabalhar ou desenvolver os produtos em suas casas e comercializar para familiares, amigos, comunidade em geral,” comenta Miguel.