15/2/2011 - Jundiaí - SP

Cursos relacionados com a Terceira Idade na FMJ

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) juntamente com a disciplina de Geriatria e Gerontologia e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde vão promover cursos relacionados com a 3ª idade: formação de cuidador familiar, especialização em geriatria e gerontologia e curso de saúde para 3ª idade.

Cada curso envolve diferentes públicos, confira:

Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia:
O Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia tem como público-alvo profissionais da saúde (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas-ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, dentistas, nutricionistas, gerontólogos) que queiram se aperfeiçoar nessa área. O curso é reconhecido pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

No fim, o aluno deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação dos docentes dependendo da área de atuação do candidato. A carga horária é de 360 horas e o curso composto por aulas teóricas e práticas: sendo que as aulas teóricas serão às 6ª feiras das 9h às 18h e as aulas práticas serão realizadas no 4º sábado de cada mês. Informações e inscrições na secretaria da FMJ.

Curso de Cuidador Familiar:
O Curso de Cuidador Familiar terá início no dia 01/03/11, terça-feira, às 8h30 com duração média de 3 horas semanais, durante 4 meses e tem como objetivo preparar pessoas para cuidar de idosos e pacientes de alta dependência.

Além disso, o curso ensinará o cuidador a compreender o paciente idoso em todos os seus aspectos. Não haverá capacitação do aluno em relação as técnicas de enfermagem, mas ensinará os alunos a prevenir úlceras de pressão, quedas, aspiração de alimentos, lazer, etc.

O valor do curso é R$ 75,00 por mês e será fornecido um certificado àqueles que forem capacitados. A programação encontra-se no site da FMJ e a inscrição pode ser feita online ou diretamente na secretaria da FMJ.

Curso de saúde para a 3ª Idade:
O curso da FMJ da 3ª Idade destina-se a pessoas com mais de 40 anos que estejam interessadas em temas da saúde que são abordados na forma de palestras com duração aproximada de 60 minutos, utilizando uma linguagem coloquial para que todos possam compreender os temas abordados.

Este curso está na sua 15ª edição e fornece conhecimentos gerais sobre saúde e ajuda os alunos a serem vetores de conhecimento. Durante esses meses de convivência e integração cria-se fortes laços de amizade.

O curso terá início dia 03/03/11 (5ª feira) das 8h30 às 9:30, durante um ano, às quintas. O curso é gratuito e a inscrição deve ser feita na secretaria da FMJ (4587-1095).