3/1/2012= - Jundiaí - SP

DAE realiza ação para identificar ligações irregulares de esgoto

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A DAE S.A. inicia, na primeira quinzena de janeiro, testes de fumaça para identificar infiltrações e irregularidades nas redes de esgoto.
Os testes, aplicados com um insuflador de fumaça em bueiros (chamados de poços de visita ou PV), serão realizados primeiramente nas ligações do entorno do Rio Guapeva e do Córrego do Mato, na Avenida 9 de Julho.

“Neste primeiro momento serão testadas cerca de 3 mil ligações”, explica o diretor-presidente, Wilson Roberto Engholm. “Mas a intenção é aplicar o teste em toda a cidade, será um trabalho contínuo.”

Quando insuflada, a fumaça “anda” até 150 metros. O surgimento em ralos, pias, tanques, caixas de inspeção e outros pontos do imóvel ou da rua aponta para a possibilidade de ligações inadequadas ou com problemas. E, quando há ligações erradas, há entrada de água de chuva na rede de esgoto. “É por isso que sempre que chove bastante, ocorre o extravasamento do esgoto em alguns pontos da cidade”, diz. “Com esse teste será possível identificar o que está errado.”

A fumaça é atóxica e não tem cheiro (é semelhante ao gelo seco). Quando avistada dentro de casa, o morador deve avisar o técnico que estará fazendo o teste nas proximidades. Além da fumaça poderão ser aplicados testes com corantes, materiais igualmente inofensivos à saúde.

Wilson lembra que neste primeiro momento, a ação da DAE é focada na regularização e não na penalização. “A maioria dos moradores das residências com problemas nem deve ter conhecimento de que a ligação de esgoto da sua casa está errada”, diz. “Nosso objetivo é o de informar a existência do problema e seus possíveis efeitos.”

Os testes serão realizados por profissionais devidamente identificados da empresa PH Ambiental, sob a coordenação da DAE. Não há qualquer tipo de cobrança ou taxa a ser paga pelos moradores.