21/6/2011 - Jundiaí - SP

Defesa Civil alerta para cuidados na época de estiagem

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Assim como em toda região, Jundiaí passa pelo período de estiagem, no qual as chuvas são escassas e o risco de incêndios aumenta. Para evitar queimadas em terrenos, que causam transtornos à população e são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, a Defesa Civil lembra as ações preventivas que devem ser realizadas.

A coordenadora da Defesa Civil, Sônia Rossi, comenta que práticas como queima de lixo e colocar fogo em terrenos, ao invés da limpeza, são ações perigosas. “O fogo e, consequentemente, a fumaça, são prejudiciais para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas. Além disso, há risco do fogo se alastrar e provocar grandes incêndios na área urbana”, alerta.

Os proprietários de terrenos têm a obrigação de manter as propriedades limpas e com mato baixo. “Infelizmente muitas pessoas ainda colocam fogo em terreno por acharem que é uma maneira mais fácil de conservá-lo, mas o correto é que o local seja carpinado e o lixo colocado para a coleta”, comenta Sônia.


A colaboração da população é fundamental, as pessoas que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A época com poucas chuvas deixa as folhas secas, locais sem umidade e propícios para o fogo”, lembra a coordenadora da Defesa Civil.


Orientações para evitar incêndios e queimadas

- Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;

- Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Além disso, soltar balão é crime previsto pela Lei 9.605/98;

- Evite acender fogueiras;

- Evite qualquer tipo de queimadas;

- Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentada por lei) avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental, com dois dias de antecedência;

- Não faça queimadas próximo à rede elétrica;

- Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;

- Informe quando houver fumaça, para o fogo ser combatido;

- Em caso de incêndios, acione o Corpo de Bombeiros imediatamente (193).