1/4/2011= - Jundiaí - SP

Delícia de Reciclagem - programa promove educação ambiental em núcleos de submoradia

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Materiais recicláveis oferecidos como ‘moeda de troca’ para obter verduras frescas e recém colhidas. É desta forma que o programa Delícia de Reciclagem tem atuado com a finalidade de conscientizar a população quanto à necessidade da reciclagem e da destinação correta dos resíduos. Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o projeto é um complemento do programa de coleta seletiva desenvolvido na cidade e voltado, exclusivamente, para os moradores de núcleos de submoradia de Jundiaí. 

A proposta do projeto é incentivar e desenvolver o hábito da reciclagem em locais de difícil acesso para os caminhões da coleta seletiva e que possuem maior resistência em realizá-la”, diz a coordenadora Ana Terezinha Maranha Peche. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Walter da Costa e Silva Filho, a iniciativa tem sido positiva: “Com esta ação, os materiais, que antes poderiam estar jogados e até impedindo a vazão de água das galerias de águas pluviais, hoje ganham destino correto e ainda proporcionam troca com alimento fresco e livre de agrotóxico. Todos ganham com isso”.



Atualmente, o projeto atende os seguintes bairros: Jardim Sorocabana, Parque Nova República (Vila Nambi), Santa Gertrudes (Projeto Futura e Área Verde), Baixada Paranaense, Vila Ana e Jardim Anhanguera, Jardim Fepasa, Núcleo Centenário e Jardim São Camilo. Por mês, são entregues entre 8 mil e 10 mil pés de alface. Para atender a demanda, a Secretaria elaborou uma horta de alface na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), que permite programar o plantio e a colheita a cada 40 dias. Retiradas do solo no dia da entrega, as hortaliças são embaladas e entregues semanalmente aos moradores, que aguardam com os materiais separados nos locais previamente estabelecidos. “As pessoas já estão habituadas e sabem que naquele determinado dia e horário poderão fazer a troca”, diz


Alimentação saudável


O Delícia de Reciclagem tem conquistado resultados importantes também à mesa dos moradores, uma vez que, além de contribuir com a limpeza dos núcleos, também tem despertado o hábito para uma alimentação correta e mais nutritiva. “Aos poucos, temos inserido também o almeirão e a chicória nas entregas. No início, houve pouca adesão porque são folhas mais amargas, no entanto já percebemos um aumento significativo na escolha por estas verduras também”, explica, ressaltando que as pessoas ainda se motivam a preparar alimentos diferentes, trocando experiências culinárias e até receitas.


Receptividade


Alvina Gomes Pereira tem 22 anos e mora na Vila Ana desde a infância. A dona de casa conta que participa das ações do programa desde o lançamento, em 2002, e aprova a iniciativa da prefeitura: “Além de contribuirmos com a Natureza, promovendo o descarte correto destes materiais, ainda enriquecemos a alimentação da família”, conta, ressaltando que o filho, de apenas cinco anos, já aprendeu a gostar de verduras. 


Residente há mais de 30 anos no bairro, Maria da Conceição César Estevo separou, ao longo da semana, algumas garrafas pet para realizar a troca e falou sobre a importância desta iniciativa. “Eu tenho o costume de separar os resíduos em casa e disponibilizar para a coleta seletiva, mas nem todas as pessoas pensam da mesma forma. No entanto, eu vejo que o programa tem atraído cada vez mais pessoas daqui do bairro e isso é muito bom para todos”.