9/12/2011 - Jundiaí - SP

Donos de postos recebem orientações sobre saúde

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e a Visat (Vigilância em Saúde do Trabalhador) promoveram nessa quinta-feira, 8, reunião pública de vigilância em saúde do trabalhador nos postos de revenda de combustíveis a varejo de Jundiaí. Voltado para proprietários e representantes de postos de combustíveis, o evento reuniu cerca de 100 pessoas de Jundiaí e cidades da região.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, o evento teve o objetivo de orientar os comerciantes quanto às condições de trabalho nos estabelecimentos, com foco na promoção da saúde dos trabalhadores deste segmento. “Nossa preocupação é com a saúde dos trabalhadores. Queremos assegurar condições de trabalho adequadas para prevenir doenças, principalmente frente à exposição do benzeno, um dos componentes da gasolina”, enfatizou a secretária.

O evento contou com palestras e mesa técnica para tirar dúvidas dos participantes. A diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, ressaltou a preocupação do setor em preparar os diversos segmentos antes de partir para ações fiscalizadoras.

O carro-chefe das palestras foi a exposição ao benzeno, substância cancerígena presente na gasolina. A abertura foi feita pela diretora técnica da DVST – SES/SP, Simone Alves dos Santos. A química e pesquisadora da Fundacentro, Luiza Maria Nunes Cardoso falou sobre o tema “Benzeno na gasolina”, ressaltando os índices do produto e os malefícios à saúde. “A proposta da Organização Mundial de Saúde é de reduzir a emissão de benzeno”, alertou.

Segundo o gerente da Visat, José Luiz Francischinelli, o resultado da reunião foi positivo, com a participação de representantes de postos de combustíveis e técnicos de saúde de Jundiaí e outros municípios.