6/6/2011= - Jundiaí - SP

EcoJundiaí 2011 encerra com atividades no Parque da Cidade

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

No dia do meio ambiente, nem o frio , nem o vento gelado, que assoprava na beira da represa do Parque da Cidade foram suficientes para espantar as centenas de famílias, que aproveitaram o domingo (5) para visitar as atividades do último dia da EcoJundiaí 2011.

Durante toda a semana foram realizadas palestras em diversos pontos da cidade como universidades e escolas, que abordaram temas pertinentes à preservação ambiental e a assinatura do Consórcio de Preservação da Serra do Japi entre as cidades de Jundiaí, Cabreúva e Cajamar.

As ações foram encerradas no domingo (5) com a distribuição de mudas de árvores nativas na 24ª Festa Italiana di Jundiaí e no Parque da Cidade com o concurso de desenhos Bom Dia Verde, exposição do Projeto ECOBUS e show “Carta da Terra”, com a cantora Ana Person.



O ECOBUS, lançado na última quinta-feira (2), fez a primeira participação em eventos. Em seu interior filmes de curta duração, sobre problemas ambientais, foram exibidos. No lado externo, tendas com exposições de materiais e painéis, foram conferidas por diversas famílias como a Oliveira de Itatiba.


Os pais, Patrícia Duarte de Oliveira e Rodrigo José de Oliveira, levaram a pequena Bruna Duarte de Oliveira, de 7 anos para conhecer e ouvir as explicações de todo o ciclo de tendas: rota do lixo, energia alternativa, arborização urbana, ciclo da reciclagem, biodiversidade e finalizaram, juntos, no jogo da reciclagem, no qual os pais ajudam os pequenos a eliminar de maneira correta os diferentes materiais recicláveis: papel, plástico e metal.


Segundo a mãe, Patrícia, a família foi ao Parque da Cidade exclusivamente para visitar a EcoJundiaí. “Soube da ação pela imprensa, eu e meu marido decidimos trazer nossa filha para aprender um pouco mais sobre o meio ambiente, pois sabemos que é importante para a educação ambiental dela. As atividades são interativas e muito interessantes e essa conscientização é visível nas ações cotidianas, pois a Bruna nos ajuda a reciclar o lixo e age como uma fiscal para não poluirmos o meio ambiente”, comenta com orgulho.


Desenhos


Outra ação que chamou a atenção da garotada foi o concurso de desenhos sobre meio ambiente “Bom Dia Verde”, promovido pelo jornal, que também fez a distribuição de um encarte especial sobre meio ambiente.


Durante o dia as crianças que passaram pelo tenda puderam mostrar sua criatividade e preocupação com o meio ambiente, colocando tudo no papel, em formato de desenho. Os melhores serão publicados na edição do dia 8 de junho, do jornal Bom Dia.


Segundo o Gerente de Marketing do Bom Dia, Rodrigo Gabriel a ação visa à educação ambiental das crianças. “O jornal defende a bandeira e tem grande identificação na preservação e defesa do meio ambiente. O concurso é mais uma maneira de despertar o interesse das crianças para a conscientização ambiental. Todos os desenhos serão levados para o jornal e avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais do jornal, apoiadores e patrocinadores do concurso. Os melhores desenhos serão publicados no dia 8 de junho”, explica.


A ação foi aprovada pelos primos Gustavo Santana da Silva, 7 anos, Joyce Santana Flores da Silva, 8 anos, Enzo Serene Santana, 6 anos e Christopher Santana da silva, 7 anos. Sentados numa única mesa, os pequenos fizeram os desenhos para o concurso. “Nossos pais e tios nos trouxeram para brincar no Parque e participar do concurso. Vamos fazer desenhos bonitos, que falem do meio ambiente. Estamos torcendo para que sejam publicados”, disseram com alegria os primos.