3/6/2011= - Jundiaí - SP

EcoJundiai 2011 - Palestra aborda "Meio Urbano e Agravos à Saúde"

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Jundiaí, Carlos Ozahata, esteve presente na manhã desta sexta-feira (03) no Senac de Jundiaí para falar aos alunos do curso de Programa de Aprendizagem sobre “Meio Urbano e Abravos à Saúde. Formado em saúde pública, o gerente da Zoonoses afirmou que é importante avaliarmos, além do meio ambiente, “meu ambiente, que envolve minha casa, meu lazer, meu trabalho”. Dentro desta análise, Ozahata afirmou que isto envolve o ambiente urbano.

“Nosso ambiente deve ser analisado com frequencia. Agora, por exemplo, com portas e janelas fechadas nesta sala, se tivermos alguém com alguma virose será um problema para todos nós, com certeza”. O exemplo serviu para mostrar como pode, de repente, o mosquito da dengue se alojar em um ambiente. “Aqui, por exemplo, o mosquito pode estar passeando ou escondido na cortina. Um copo esquecido com água aqui na mesa, por exemplo, pode servir para que ele ponha seus ovos e o risco da doença está alojado.

Num outro exemplo, Ozahata mostrou o desenvolvimento ou o surgimento de um bairro ou uma cidade. “Um local com árvores e mato, de repente pode ser a idéia para alguém construir sua moradia. Vem o desmatamento, a construção do imóvel, de ruas, surgimento de vizinhos, terrenos baldios, proliferação de lixo, com ratos, baratas, enfim, o ambiente acaba sendo castigado”.

A palestra fez parte da programação da EcoJundiaí 2011, organizada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O ciclo de palestras do evento continua na segunda-feira, com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, falando sobre “Ações ambientais no município de Jundiaí”, às 14h50 na Fatec. Na terça-feira, no mesmo horário e local, o secretário de Serviços Públicos Walter da Costa e Silva Filho, fala sobre “Resíduos Sólidos no Município de Jundiaí”.