8/6/2011= - Jundiaí - SP

EcoJundiaí 2011 - Secretário fala sobre resíduos sólidos

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, esteve na tarde desta terça-feira (07), na Fatec, falando para os alunos do curso de Gestão Ambiental. A palestra encerra a programação da EcoJundiaí 2011, iniciada no dia 20 de maio e que teve como pontos fortes o lançamento do Ecobus no dia 2 e a assinatura de desapropriações de áreas na serra do Japi e a assinaturas do Consórcio Intermunicipal da mesma serra, ocorridas na sexta-feira, dia 3.

Costa e Silva mostrou os programas desenvolvidos pela Secretaria, dentro da área de resíduos sólidos, ampliando a programação desenvolvida nos projetos “Armazém da Natureza” e “Cata Treco”. O programa “Armazém da Natureza”, criado na primeira administração do prefeito Miguel Haddad, tem como objetivo realizar a coleta seletiva de lixo em toda a cidade. Inicialmente o programa começou em 60 bairros, mas hoje já atinge toda a cidade. Ainda dentro deste programa, a Prefeitura criou o projeto “Delícia de Reciclagem” que é desenvolvido nos núcleos de submoradia da cidade e consiste na troca de material reciclável por verduras, desenvolvidas dentro da Unidade de Desenvolvimento Ambiental – a Unidam. Além deste programa a Secretaria desenvolve o projeto “Cate Treco”, que é feito uma vez por semana nos bairros e recolhe restos de móveis ou materiais sem uso nas residências.


O secretário lembrou que todo este material é encaminhado ao Geresol - Gerenciamento de Resíduos Sólidos – onde também é recolhido o lixo orgânico e depois encaminhado ao aterro sanitário de Santana do Paranaíba. Ainda no Geresol são recolhidas as caçambas, com restos de material de construção, material este que é triturado e reaproveitado pela Secretaria para fazer pisos e calçadas.

Segundo Costa e Silva, a Secretaria realiza estudos sobre uma possível instalação de uma usina para incinerar lixo orgânico, com o objetivo de conseguir energia elétrica. O secretário complementou sua palestra, mostrando outras realizações desenvolvidas pela sua pasta que vão de recapeamento de ruas e plantio de árvores até a instalação de galerias de águas pluviais, paisagismo e iluminação pública.

Walter da Costa e Silva fez questão de apresentar e receber contribuição de diretores, responsáveis por áreas que fizeram parte do contexto da palestra.