12/3/2018 - Jundiaí - SP

Educavi leva orientação e fortalece convivência com os alunos da APAE

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Incentivar e contribuir na formação de pessoas com deficiência intelectual, principalmente no que diz respeito à inclusão no mercado de trabalho, faz parte dos objetivos da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJU), que por meio do programa Educação para a Não Violência (Educavi) coloca em prática uma proposta de atendimento específico, aberta ao diálogo, com a aproximação cada vez maior, a convivência entre a Corporação e os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jundiaí. Promover a cultura de paz, com muita orientação, é um dos principais compromissos do Governo Luiz Fernando Machado.

Sendo assim, os GMs Tatiana Reis e Renato Clemente – integrantes do Programa Educavi – iniciam os trabalhos deste ano na Associação, acompanhados pela coordenadora de Saúde, Camila Mendes – dando sequência às ações realizadas em 2017 com os alunos do Centro de Convivência (CC), na faixa etária a partir dos 16 anos, que recebem a orientação para o desenvolvimento das potencialidades, habilidades, atitudes e hábitos que contribuem favoravelmente para o bem-estar mais saudável. Neste primeiro momento foram envolvidos aproximadamente 180 participantes.

Agora durante o mês de março, os agentes de segurança pública municipal promoverão um bate-papo junto aos alunos que fazem parte dos grupos de Educação Profissional (EP), trabalho específico que atende adolescentes e adultos com deficiência intelectual leve, apresentam potencial para a inclusão no mercado de trabalho, onde são ofertadas atividades relacionadas às habilidades básicas para o exercício de uma profissão.

Coordenados pela terapeuta ocupacional Rafaela Cristina da Silva Lança, os alunos participaram do bate-papo com os guardas na respectiva sala de aula, ambiente onde puderam demonstrar toda curiosidade. “Os alunos de EP são maiores de idade, participam do projeto Fazendo a Diferença, que conta com a parceria do Senac e Ciesp; esta é a quarta turma que em breve terá seis alunos encaminhados para o mercado de trabalho. Eles são questionadores, muito atentos, a proximidade com a Guarda Municipal é muito importante, transmite segurança e fortalece os laços de amizade.”

Os encontros com a Guarda Municipal de Jundiaí abordam, dentre outros temas, a importância da preservação ao meio ambiente, com os trabalhos realizados pela Divisão Florestal na Serra do Japi; o Canil, na realização de seu showdog, a rapidez e obediência dos cães de trabalho; violência no dia a dia; os perigos das drogas, principalmente o álcool. A proposta continua na próxima semana, dessa vez envolvendo funcionários e profissionais de segmentos diversificados.

Qualidade de vida e respeito ao próximo

A educação inclusiva representa um grande desafio que a Guarda Municipal de Jundiaí também se encontra empenhada em contribuir para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, para garantir o direito de todos ao bem-estar.

“Temos uma programação de temas definida anteriormente, seguindo as necessidades de cada instituição. Porém os assuntos vão surgindo, desperta a curiosidade e concentra a atenção dos alunos. No dia a dia, criar a corrente do bem é muito importante para desencadear energias cada vez mais positivas, minimizar a corrente do mal que muitas vezes acontece; os jovens manifestam o medo e a preocupação. A Guarda Municipal se faz presente para promover a sensação de segurança: ações do bem repercutem o bem. A tônica dos nossos bate-papos é o acolhimento aos jovens: o diálogo com os assistidos da APAE é fundamental”, declarou a GM Tatiana.