17/5/2011 - Jundiaí - SP

Encontro reúne 200 profissionais e marca comemoração do Dia do Profissional da Assistência Social

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Com o intuito de homenagear o Dia do Profissional da Assistência Social, comemorado em 15 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) promoveu, nesta segunda-feira (16), um encontro com cerca de 200 pessoas atuantes na área. A iniciativa faz parte do Programa Diálogos com a Rede de Proteção Social, que visa à integração, interlocução e a aproximação dos operadores da Política de Assistência Social no município.

Estiveram presentes as secretárias Maria Aparecida Rodrigues Mazzola (Semads) e Tânia Pupo (Saúde) e convidados, como Maria Alice Fossen. O evento contou com a participação de todos os servidores da Semads, profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Recursos Humanos e Fumas, além de entidades conveniadas, conselhos municipais e parceiros, como Senac, Sesi e Faculdade Anhanguera.

Para Maria Aparecida Rodrigues Mazzola, o evento também objetivou a união de esforços, compartilhamento de informações e experiências, além de proporcionar espaço para debates. “Somos operadores de paz e de luta contra a violência. Este é um momento para pensar, refletir e somar vivências com o intuito de melhorarmos, cada vez mais, a nossa atuação com as pessoas que estão em situação de risco e vulnerabilidade social”.

Tânia Pupo, secretária de Saúde, ressaltou a importância da execução do trabalho em rede em benefício do bem estar, da qualidade de vida e da inclusão social: “Somos secretarias irmãs e temos o mesmo propósito de atuação. Trabalhar em conjunto dá força ao objetivo e amplia a atuação, bem como os resultados positivos”.

Integração

Durante o evento foram realizadas dinâmicas, por meio de atividades interativas e letras de música. Laércio Barros dos Santos, diretor de Proteção Social Básica, apresentou o trabalho desenvolvido pela Semads e ministrou a palestra “Viva mais e melhor”, que abordou as diferentes fases da vida, desde a infância até a velhice, e a essência do cuidar em suas diversas dimensões. “A palestra foi um convite para a transformação do ser, não só daqueles que são usuários dos nossos serviços, mas também de nós mesmos. É preciso transformar o nosso viver para que consigamos transformar o outro”, explicou Santos.

A aula magna sobre o tema “Homem e Mulher: uma questão de gênero”, com a Professora Dra. Albertina Duarte Takuiti, foi cancelada em virtude de imprevistos ocorridos com a palestrante.