26/7/2011 - Jundiaí - SP

Escola Divina Providência prepara alunos especiais para o mercado de trabalho

da assessoria

Através do Projeto Identificação de Perfil e Treinamento alunos são incluídos no mercado de trabalho

A tradicional escola de Jundiaí Divina Providência prepara seus alunos especiais por meio do Projeto Inclusão - pioneiro em Jundiaí e que contribui para a humanização da sociedade e inclusão social.

Dentro do Projeto Inclusão há o Projeto Identificação de Perfil e Treinamento para o Mercado de Trabalho, direcionado aos alunos maiores de 16 anos, que são preparados para a vida profissional.

Atualmente a escola tem 12 alunos especiais matriculados, que são atendidos por terapeuta ocupacional, com capacitação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Em 2011, dois deles já foram contratados por empresas da região, como a DHL em Louveira, por exemplo. A coordenadora de RH Cláudia Semensato diz que os resultados desse tipo de inclusão são sempre positivos. “Não há nenhuma diferença entre mim e um especial. Temos supervisores deficientes e o tratamento é igual para todos os funcionários”.

A responsável pelo pioneirismo do Projeto Inclusão na região de Jundiaí foi Diva Teixeira Coelho Saraiva (1932-2011), fundadora da escola Divina Providência (1969), que por acreditar na capacidade de aprendizagem de todos, instalou na escola regular a proposta específica para pessoas com deficiência intelectual.

A lei de inclusão social aprovada em 2004 obriga as empresas com mais de 100 funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas aos deficientes, de acordo com o número de colaboradores.