24/3/2011 - Jundiaí - SP

Escola Segura - Setransp inicia projeto envolvendo 5 mil alunos e 250 professores

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A escola é o local exato para se falar sobre segurança no trânsito, pois com educação se consegue bons resultados”. Foi assim que a professora Elaine Martins de Azevedo, da Emeb da Vila Marlene, avaliou o projeto da Secretaria de Transportes “Escola Segura”, que este ano vai envolver 16 escolas da rede municipal de ensino, 5 mil alunos e 250 professores. O projeto foi iniciado nesta quarta-feira (23) com palestras para os docentes sobre primeiros socorros para crianças no aditório “Elis Regina” (Complexo Argos), e distribuição de material didático.

O Projeto “Escola Segura” é uma realização da Secretaria de Transportes, desenvolvido pela Divisão de Educação e Estatística e voltado para os estudantes e professores. Durante todo o ano é seguido um cronograma de atividades, que envolve trabalhos em classe, palestras, concurso de cartazes. A intenção é despertar nos estudantes a consciência por um trânsito mais seguro e esses alunos se transformam em agentes multiplicadores, transmitindo para os pais grande parte do aprendizado recebido.



Juliana Maia, responsável pela área de Educação e Estatística da Setransp, disse que a partir do lançamento do projeto as escolas começam a colocar em prática o material didátivo distribuído. Este ano, no kit entregue aos professores, há uma inovação: um material educativo elétrico que simula uma pequena cidade, com um sistema de sinalização de trânsito para atividades práticas com as crianças. Além disso, há ainda o concurso entre os estudantes e no final do ano é feita a premiação dos alunos, professores e escolas.


Por solicitação das próprias escolas, a Setransp iniciou o projeto com a palestra sobre Primeiros Socorros direcionado às crianças. Dois socorristas da CCR AutoBan abordaram vários aspectos, respondendo inclusive inúmeras dúvidas dos professores. Natália Toniati, da Emeb Américo Mendes, disse que achou o projeto muito interessante. “As crianças participam e aprendem noções sobre trânsito”, confirmou.