28/4/2011 - Jundiaí - SP

Estudantes conversam com o prefeito em café da manhã

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Foi a primeira parada do projeto “Jundiaí, É Bom Viver aqui”, que, nesta quarta-feira (27) recebeu estudantes do ensino médio da EE “Adib Miguel Haddad”, do Jardim Santa Gertrudes. Antes de iniciar a visitação a locais onde estão instalados equipamentos públicos de serviço e lazer, os convidados do projeto participam de um café da manhã no Complexo Argos, quando são recebidos pelo prefeito Miguel Haddad. Dessa vez, como se tratava de um público jovem, a informalidade do encontro foi ainda maior.

O prefeito falou um pouco sobre o trabalho da administração, explicando como são definidas as prioridades, onde são aplicados os recursos públicos e explicou também que muitas ações não dependem exclusivamente da Prefeitura mas contam com a presença forte do governo municipal. Como a segurança pública, por exemplo, que foi um tema de destaque na conversa com os alunos. “Apesar do papel suplementar que a Guarda Municipal desenvolve, não deixamos de aplicar muitos recursos para um melhor aparelhamento da sua estrutura”, comentou. Ele citou a compra de equipamentos como os coletes à prova de bala, em número suficiente para que todos os GMs possam utilizar ao mesmo tempo, armamentos e viaturas, dentre outros.



Já sobre saúde, ele referiu-se ao São Vicente como o principal hospital da população, com capacidade para atender desde os casos mais simples às cirurgias mais complexas. “Não é a toa que parte da demanda do hospital é de pessoas que vêm de outras cidades”, comentou. Segundo ele, em todas as áreas, os problemas de hoje são diferentes de antigamente. Deu como exemplo o trânsito, que atualmente é uma preocupação nacional, pois o volume de automóveis nas ruas aumentou muito de uns anos para cá. “Da mesma forma acontece na educação, pois antigamente tínhamos que pensar em construir escolas, hoje, com salas de aula suficientes, nosso foco é a qualidade do ensino”, falou.


Encontro foi produtivo


Para a professora Liana Reschiotto da Silva, coordenadora do ensino fundamental da escola, a iniciativa do projeto é muito válida, pois desperta o interesse do jovem na discussão dos assuntos da cidade. “Eles levam isso para casa e acabam sendo agentes multiplicadores”, avaliou. Além disso, Ela considera que se trata de uma oportunidade importante para pessoas que não têm muito conhecimento de tudo que acontece na cidade.”Até pelo fato de o Santa Gertrudes ser um bairro mais afastado, poder conhecer outras regiões é muito bom”, disse.

Para o secretário de Comunicação, Carmelo Paoletti Neto, o objetivo do projeto, afeto à secretaria, é exatamente esse, de aproximar a população do governo municipal e oferecer a oportunidade de conhecer e participar. “Estamos avançando cada vez mais nesse sentido e a população tem manifestado, ela própria, o desejo de estar mais perto da administração”, completou.