21/9/2011 - Jundiaí - SP

Estudantes poderão conhecer coração em tamanho especial

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Disciplina de Anatomia Humana juntamente com os alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí organizaram um evento para proporcionar aos estudantes de Jundiaí e região um aprendizado prático do funcionamento do sistema circulatório, muitas vezes pouco explorado nas escolas, por falta de recursos.

Assim, a disciplina por meio deste projeto, busca estimular e despertar a curiosidade dos alunos em relação à prática da ciência. Trata-se da exposição de uma grande maquete que representa a estrutura do coração. Além disso, serão expostas peças anatômicas para observação real e os visitantes terão a oportunidade de conhecer através de microscópios as células do coração e visitar o espaço de bioquímica e de genética (apresentação das lâminas histológicas das estruturas do sistema, colocadas a disposição nos microscópios ópticos da faculdade; reconhecimentos dos órgãos anatômicos referentes ao sistema em questão).

O corpo de bombeiros mostrará equipamentos de salvamento e reanimação cardíaca. A equipe de enfermagem estará aferindo pressão arterial e ouvindo o coração (ausculta cardíaca). Durante toda a visita, os alunos das escolas serão acompanhados por estudantes do curso de medicina e enfermagem que estarão capacitados para prestar informações detalhadas sobre o sistema circulatório.

A visita dura em média uma hora e durante esse período os estudantes farão apresentação explicativa da macroestrutura do sistema circulatório, montada pelos próprios alunos no 3º andar da Faculdade de Medicina de Jundiaí. O projeto surgiu a partir da iniciativa do Prof.de Anatomia, Dr. Cesar Carvalho que tem como objetivo promover a integração social e incentivar a humanização da prática médica nos alunos do primeiro ano.

Desta forma, a FMJ convida todas as escolas públicas, particulares e faculdades de Jundiaí e região para visitarem o sistema que envolve o funcionamento do coração de uma forma interativa e lúdica, em tamanho especial. Para isso, basta agendar a visita da sua escola pelo telefone (11) 4587 1095 – Ramal 230. A visitação será permitida entre 17 e 21 de outubro de 2011. Recomenda-se que participem do projeto alunos a partir do 6° ano do ensino fundamental e ensino médio.