19/4/2011 - Jundiaí - SP

Evento discute política pública da infância

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os profissionais da rede municipal e convidados de todo o estado de São Paulo participaram, na noite desta segunda-feira (18) do 1º Encontro Internacional de Jundiaí sobre Educação Infantil, realizado no Teatro Polythema. Além do secretário de Educação, Francisco Carbonari, esteve presente o especialista italiano no planejamento de serviços educativos para a infância, Aldo Fortunati, também ministrou palestra sobre o assunto. O evento, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Educação, teve como objetivo principal, segundo Carbonari, buscar experiências de fora do Brasil para o setor de creches. 

Aldo Fortunati é professor da Universidade de Firenze e coordenador de projetos de educação na Espanha, Dinamarca e Inglaterra. É também presidente do Centro de Pesquisa e Documentação sobre a infância “La Bottega di Geppeto”, na Toscana, Itália. Ele estava acompanhado de Barbara Pagni, filósofa, professora de Educação Infantil e coordenadora do Centro de Pesquisa “La Bottega di Geppeto e especialista em projetos com a comunidade.



Para o professor Francisco Carbonari, o Brasil ainda não tem uma política definida para crianças de 0 a 3 anos de idade e é importante uma troca de informações com outro país. Para ele, o objetivo principal é a troca, já que Brasil e Itália têm culturas diferentes, mas a experiência é fundamental neste processo de implantação de projetos. Segundo Carbonari, não adianta atender toda a demanda sem ter um projeto definido. 

A Secretaria de Educação espera, com este encontro, aprofundar a construção de um projeto pedagógico em parceria, com professores, os pais, as crianças, os demais órgãos públicos, o Poder Judiciário e toda a sociedade. 

Aldo Fortunati afirmou que é importante que todo projeto que envolva crianças nesta faixa etária que elas sejam tratadas como cidadãos. “Precisamos refletir sobre o futuro das crianças e é importante saber que, aqui em Jundiaí, o governo local dá um valor fundamental à educação infantil.”

Participaram do evento, que lotou o Polytheama, profissionais da rede e convidados de todo o Estado de São Paulo. Antes da palestra de Fortunati, a Secretaria de Educação apresentou um vídeo cujo titulo é “Berço da Educação”. A programação com a presença de Aldo Fortunati continua nesta terça-feira das 14 às 17h30, no Complexo Argos, com a palestra Projeto Educativo na Infância – a experiência de San Miniato, na Itália. A seguir, debate com o tema “O papel da formação e do espaço na educação” com o professor Aldo Fortunati e a professora Bárbara Pagni. Participam deste encontro diretores da rede municipal de Jundiaí.