24/3/2011 - Jundiaí - SP

Feirantes jundiaienses viajam até Curitiba

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Nos dias 30 e 31 de março, feirantes de Jundiaí vão a Curitiba para conhecer as novidades que a cidade vem implantando no segmento de feiras e varejões. Este intercâmbio de informações foi motivado após visita da equipe da secretaria de Agricultura e Abastecimento à cidade paranaense, em agosto do ano passado. Na época, a viagem teve o objetivo de conhecer tecnologias e estreitar laços com órgãos ligados ao setor de agricultura e abastecimento. 

"Nosso intuito é fomentar a atividade rural, seja com os produtores, seja oferecendo melhores condições de trabalho para nossos feirantes. Temos uma preocupação muito grande em apoiar os produtores, como forma de oferecer uma contrapartida aos muitos obstáculos que o setor enfrenta”, comentou o secretário Jorge Yatim.



Na próxima semana (30 e 31), Yatim acompanha 10 feirantes que se organizaram numa comissão para conhecer os sistemas de refrigeração para laticínios, as novas formas de expor os produtos e barracas em formato de trailer, desenvolvidos e utilizados pelos feirantes curitibanos. "Lá eles têm ainda feira matutina, noturna e gastronômica. Lá tem muitas ideias boas, vamos conhecer e, quem sabe, implantá-las em Jundiaí", destacou o secretário.


Experiência em Curitiba

Em agosto passado, Yatim viajou acompanhado dos diretores Edílson Chrispim (Abastecimento) e Isabel Harder (Agronegócio), além do professor Eduardo Alvarez, diretor da Escola Técnica Benedito Storani. Eles foram recebidos gerente Municipal de Abastecimento, que falou brevemente sobre a legislação e o sistema de funcionamento das feiras livres, gastronômicas e noturnas existentes atualmente na cidade.


A equipe também visitou a feira livre do Betel e conheceram as diversas inovações já implantadas nas feiras, como a presença de pias em cada barraca, para a higienização das mãos antes da manipulação dos produtos; a substituição de algumas barracas por trailers, principalmente nas que comercializam produtos de origem animal e pescado.