15/1/2020 - Jundiaí - SP

Festa da Uva terá ação solidária com arrecadação de alimentos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Quem passar pela 37ª Festa da Uva de Jundiaí e 8ª Expo Vinhos de Jundiaí poderá se divertir com toda a família e, ainda, ajudar quem mais precisa. Com entrada gratuita, o evento promoverá a “Ação Solidária”, que consiste na doação de um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade, na portaria do Parque Comendador Antônio Carbonari, onde haverá caixas para a coleta. A arrecadação será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss).

De acordo com Vanessa Machado, presidente do Funss, esta parceria com as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) ocorre desde 2017, com resultados bastante positivos. “Toda a arrecadação é direcionada para a Campanha Permanente de Solidariedade. Depois de triados, os alimentos são encaminhados para mais de 130 instituições cadastradas no Fundo Social”, explicou.

No ano passado, durante os 10 dias de programação gratuita, foram arrecadados 5.715 quilos de alimentos não perecíveis. No primeiro final de semana, a ação angariou 1.949 quilos; no segundo, foram 2.038; já nos últimos três dias de evento foram arrecadados 1.728 quilos de alimentos não perecíveis, entre arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, óleo e outros itens. Em 2018, 3.208,5 quilos de alimentos foram arrecadados, enquanto que em 2017, primeiro ano da ação, foram, aproximadamente, duas toneladas. “Esperamos superar a arrecadação do ano passado, uma vez que muitas pessoas virão até o Parque para aproveitar a Festa”, concluiu Vanessa.

Programação

Os visitantes poderão conferir, em três finais de semana, as exposições, vendas e premiações de uvas e vinhos, além da gastronomia e do artesanato. Também haverá brinquedos infantis, atrações musicais e artísticas, além da tradicional Pisa da Uva. A programação completa você confere aqui.

A abertura da 37ª Festa da Uva de Jundiaí e 8ª Expo Vinhos de Jundiaí será nesta quinta-feira (16), a partir das 18h, e segue até 02 de fevereiro, com atrações às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h. O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n, Anhangabaú.