2/5/2011= - Jundiaí - SP

Festival de Vôlei Adaptado - é a melhor idade fazendo bonito!

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Muita movimentação e entusiasmo marcaram as primeiras horas da manhã deste sábado (30) no Complexo Esportivo, Cultural e Educacional (CECE) Dr. Nicolino de Luca (o Bolão), dando início ao 1º Festival de Vôlei Adaptado Circê Ponikwar de Souza, uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí por meio da Secretaria Adjunta de Esportes. Dentre os presentes, o prefeito Miguel Haddad e o titular da pasta, o professor Alaércio Borelli, recepcionando a homenageada que dá nome ao certame, a atleta conhecida carinhosamente como Loira, esposa do saudoso dentista e atleta de basquete Romão de Souza. – acompanhada do filho Marcel (médico e ex-jogador de basquete) e a neta Marina.

O prefeito entregou à sempre jovem atleta Loira que em breve completa 80 anos, a Medalha Japy, o reconhecimento pelas grandes conquistas trazidas para a cidade graças ao seu empenho no esporte. “É com grande satisfação que sediamos um certame tão bonito; homenageamos a todos os participantes, em especial a Família Souza que muito nos orgulha – uma família de sérios atletas, adotou Jundiaí como sua cidade natal, o que nos faz eternamente agradecidos.” Emocionada ao receber flores da neta Marina, a jogadora, que continua em plena atividade física, agradeceu a Deus pela vida, sua saúde, os companheiros de equipe, a dedicação da técnica.



O professor Aláercio destacou o trabalho realizado nos centros esportivos. “Oferecemos completa estrutura para que todas as idades – aqui, em especial, a melhor idade – possam desenvolver atividades físicas das mais variadas, garantindo o bem-estar, a qualidade de vida.”


Coordenado pelos professores Andréa Censi e Victório Ângelo Durigatti (Difu), o certame reúne mais de 300 atletas (homens e mulheres, grandes feras!) com idades a partir dos 55 anos, representando oito cidades com equipes de
Jundiaí, Clube Ibirapuera (capital paulista), Piracicaba, São Pedro (campeão estadual na modalidade), Bragança Paulista, Nova Odessa, Itaquaquecetuba e Itatiba. Segundo a profª Andréa, o Festival é uma prévia para as próximas competições que farão parte da programação anual de disputas esportivas.

Todos os atletas receberão troféu de participação além das medalhas para 1º, 2º e 3º colocados, um incentivo a mais para quem se empenha, dá exemplo de vitalidade e disposição depois de uma vida inteira de muito trabalho e dedicação à família. Desejamos que este evento seja incluído no calendário oficial de realizações da Prefeitura de Jundiaí.” E Andréa completa: “nossa equipe é bastante integrada, treinando intensamente durante a semana inteira, em campo e também na sala de musculação, conquistando ao longo destes cinco anos – desde que o vôlei adaptado foi instituído há cinco anos como atividade para o bem-estar e condicionamento físico dos idosos – muitas vitórias, merecem todo o incentivo.”


Ela é Maria: 100% saúde, atleta em tempo integral!


O batom não pode faltar, o uniforme é impecável (veste a camisa de Jundiaí com orgulho!), o sorriso - sua marca registrada: assim é a dona de casa, mãe, comerciária...e também atleta Maria Aparecida Berni de Moraes, 60 (“tenho sim, por que esconder!?) que joga vôlei há 10 anos. “Trabalho durante a semana, cuido da minha mãe bastante idosa mas reservo aquela horinha esperada com muita ansiedade para o meu preparo físico, os treinos, a hidroginástica. Parar? Nem pensar!