14/9/2011 - Jundiaí - SP

Fundação Energia e Saneamento reabre Museu da Energia em Jundiaí

da assessoria de imprensa

Com reinauguração no próximo dia 17, Museu da Energia resgata a história do desenvolvimento dos sistemas elétricos no Estado de São Paulo

A Fundação Energia e Saneamento, uma das mais importantes entidades nacionais para a preservação do patrimônio histórico e desenvolvimento de projetos de educação e cultura, promove neste próximo sábado, 17 de setembro, a reabertura do Museu da Energia de Jundiaí.

Localizado na região central da cidade, o Museu da Energia exibe um exclusivo acervo de fotos, documentos e objetos antigos, que mostra ao visitante parte da história do desenvolvimento da energia no Estado de São Paulo.

Inaugurado em março de 2001, o museu está instalado em um imóvel construído na década de 1920 para abrigar uma subestação transformadora de energia. Ex-propriedade da Light, o edifício é uma atração pela própria arquitetura marcante, com fachada que reflete os padrões da sua época.

Fechado em maio deste ano para reparos em sua infraestrutura, o Museu da Energia de Jundiaí volta a ser mais uma opção de cultura e lazer a milhares de estudantes e pessoas interessadas em conhecer a história do setor de energia, associando esse repertório a importantes capítulos do trabalho e da economia brasileira.

Apenas em 2010, o Museu da Energia de Jundiaí recebeu aproximadamente 6,5 mil pessoas, em visitas espontâneas ou em grupos agendados, que, além de conhecer o acervo histórico, podem participar de atividades educativas, como jogos e dinâmicas relacionadas ao mundo da energia.

Serviço

Museu da Energia de Jundiaí

Local: Rua Barão de Jundiaí, 202, Centro, Jundiaí (telefone 11-4521-4997).

Funcionamento: de terça a sábado, inclusive feriados, das 10 às 17 horas.

Valor do ingresso promocional para o mês de setembro: R$ 1.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Entidade privada sem fins lucrativos, a Fundação Energia e Saneamento atua na preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural dos setores de energia e saneamento. Sediada no bairro Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo, desenvolve projetos técnicos, educativos e culturais em benefício da sociedade, oferecendo serviços como: Organização e gestão de arquivos; Gerenciamento eletrônico de acervos de arquivos, bibliotecas e museus; Desenvolvimento de publicações e exposições; Implantação de museus e centros de memória; Cessão de uso de imagens e locação de espaços para eventos.

Mais informações, acesse: www.energiaesaneamento.org.br