29/4/2011 - Jundiaí - SP

Fundação Vanzolini faz introdução ao Processo Aqua

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e a Fundação Vanzolini realizam na noite desta quinta-feira (28) um Curso de Introdução do Projeto Aqua, de certificação para construções sustentáveis. O evento contou com a presença de técnicos da Prefeitura, integrantes da Policia Militar Ambiental e convidados. Este curso ocorreu no auditório do 8º andar do Paço Municipal e contou com a apresentação do secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina e do palestrante Manoel Reis Martins, coordenador executivo do Processo Aqua.

O secretário afirmou que a Prefeitura prepara um projeto de lei para exigir a certificação em edificações em Jundiaí e a Fundação Vanzolini já trabalha com isto há exatos 16 anos. Para Martins, o curso é uma introdução ao processo e outros deverão ser desenvolvidos em breve.


O curso desta quinta-feira detalhou o processo Aqua – Alta Qualidade Ambiental -, que é uma certificação que integra princípios de gestão de projetos e de análise de qualidade ambiental de um empreendimento de construção, novo ou de reabilitação. Este processo tem como benefícios o menor consumo de energia, menor consumo de água, redução da poluição, melhores condições de saúde nas edificações, melhor aproveitamento da infraestrutura local, menor impacto na vizinhança, melhores condições de trabalho, redução da produção de resíduos e gestão de riscos naturais, solo, água e ar. Em Jundiaí, o primeiro prédio a ser construído dentro desta nova certificação será a sede da Polícia Militar Ambiental.

A marca Processo Agua é concedida por meio de certificados emitidos pela Fundação Vanzolini, com base em auditorias presenciais independentes, realizadas ao final de cada fase do empreendimento de construção. O certificado Aqua traz, também, benefícios ao comprador: economia direta de água e energia, menores custos de condomínio, melhores condições de conforto saúde e estética e maior valor patrimonial ao longo do tempo.