20/2/2019 - Jundiaí - SP

Fundo Social: primeira formatura do ano reúne alunos e familiares no Parque da Uva

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) realizou, na noite dessa terça-feira (19), a primeira formatura do ano dos alunos dos cursos gratuitos de qualificação profissional. Com a cerimônia, realizada no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), mais 479 pessoas estão prontas para o mercado de trabalho. Nos últimos dois anos, a unidade capacitou cerca de 7,5 mil alunos.

Carlos Henrique Mendes, de 27 anos, trabalha desde os 14 na área da Beleza e Estética. Aluno do workshopde Designer de Sobrancelhas, aprovou a iniciativa que o permitiu receber a certificação. “Aprendi muita coisa durante a rotina de trabalho ao longo destes anos e achei que sabia, praticamente, tudo. Por isso, inicialmente, o que me motivou a fazer a inscrição foi o fato de receber o diploma que, até então, eu não tinha. Porém, quando cheguei à sala de aula, vi que meu trabalho e a qualidade do atendimento poderiam ser melhorados com técnicas incríveis”, contou. A amiga dele, Aline Ferreira Lima, que trabalha como gestora de Recursos Humanos em uma empresa, já avalia a possibilidade de migrar de área no futuro. “Deverá ser algo gradativo e com tranquilidade. Hoje, estou empregada, mas quero, sim, trabalhar com algo que me motive mais”, afirmou.

Entre os formandos, também estavam pessoas que buscavam o aprimoramento da profissão. Este foi o caso de Paula Othero, que possui uma barraca de lanches no varejão noturno, e Ricardo Bernardes do Nascimento, que trabalha com venda de churros, há 10 anos. Ambos fizeram o curso de Higienização e Manipulação de Alimentos, nas unidades móveis do Centro Paula Souza. “O mais interessante desta vivência é que são práticas importantes para serem aplicadas no trabalho, para os nossos clientes, e em nossa casa, no cuidado com a família”, disse Paula. “Você pensa que sabe tudo na teoria, mas, quando chega na prática, percebe que há muito para aprender. Adorei a iniciativa”, afirmou Ricardo.

Participaram do evento o prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Vanessa Machado; a diretora do Funss, Francine Picardi; e Eduardo Alvarez, gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí; bem como os representantes das instituições parceiras na realização destes 26 cursos: professora Clara Magalhães, coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza; Mauro de Nardi Costa, gerente Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Jundiaí; Thiago Alexandre Brandão Farias, gerente regional do Sebrae; e Fabiana Lourençon, diretora da Escola Técnica Benedito Storani (ETEC Best).

“O Fundo Social descobriu a sua nova vocação, que é a promoção de cursos gratuitos de qualificação profissional. Entregar cesta básica para famílias em vulnerabilidade é também o nosso papel, mas entendemos que este é um lugar onde as pessoas podem descobrir e aprimorar talentos na busca pelo protagonismo social, de modo que possam voltar ao mercado de trabalho ou gerar renda”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado. “Costumo dizer que uma cidade boa não é apenas aquela que investe em grandes obras físicas, mas, principalmente, aquela que oferece oportunidades para quem vive aqui. Por isso, não medimos esforços para investir nas pessoas e em seus sonhos”, afirmou.

Na ocasião, Mauro de Nardi Costa destacou a parceria do Senac com a Prefeitura de Jundiaí na descentralização de cursos. Somente nesta cerimônia, foram formadas oito turmas de diferentes bairros, totalizando 137 pessoas beneficiadas: “Juntos, conseguimos chegar às regiões mais afastadas como Ivoturucaia, Jardim Santa Gertrudes, Jardim Tulipas e Almerinda Chaves, entre outros. Uma maneira de proporcionar ensino de qualidade com pequeno deslocamento do munícipe”. A representante do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, disse que Jundiaí é solo fértil para o desenvolvimento. “Acreditamos que a qualificação profissional precisa ir até onde o povo está. Para nós, participar deste momento é uma alegria enorme”, contou ela. “Além do emprego, estes cursos são oportunidades de empreendedorismo e geração de renda. Seja com carteira assinada ou administrando o próprio negócio, vocês, certamente, farão a diferença no fortalecimento da nossa cidade”, concluiu Thiago Farias, do Sebrae.