23/3/2011 - Jundiaí - SP

Galeria Polytheama recebe a primeira exposição da Temporada 2011

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Galeria Polytheama recebe a primeira exposição da Temporada 2011, que também abre a Ocupação do espaço no ano das comemorações do centenário. A primeira mostra a participar do projeto é Cor: Expressão Rítmica do Movimento, do artista Cleber Alexsander.

A exposição traz os trabalhos do artista em xilogravura, processo de gravação em relevo, que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem sobre papel, que no caso do artista Cleber, utiliza o papel japonês.


As obras do artista utilizam a gravura como forma de linguagem eleita para a trasnformação do conceito em matéria. “Matéria essa que frente ao espectador, volta a ser conceito, constituindo assim a fluidez de um sentimento estético”, explica Cleber.

O trabalho de pesquisa plástica que gerou as imagens expostas tem como fundamento o estudo de elementos estruturais provenientes do fazer manual que a gravura necessita, assim como conceitos decorrentes das teorias artísticas. “Não é possível desassociar o trabalho artesanal do intelectual na construção das imagens das minhas produções”, afirma o artista.

Cleber trabalha com artes há 15 anos, mas há cerca de cinco começou a se aprofundar e profissionalizar na área artística. Sobre ser o primeiro a expor na Temporada 2011, que comemora o centenário do Polytheama, o artista diz que é uma grande honra.

Participaram da seleção da Ocupação da Galeria Polytheama 17 projetos, que foram avaliados pelo corpo de jurados composto por Maria Alice Miliet, Cecília Machado e Ricardo Ribenboim. Foram selecionados oito exposições e os artistas premiados com R$ 1.500,00 e a participação no catálogo com todas as exposições participantes.

Serviço 
Cor: A expressão rítmica do movimento

Artista: 
Cleber Alexsandro
Período
: 24 de março a 17 de abril
Local
: Galeria Polytheama
Endereço
: Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Horários
: Terça à sexta-feira das 9 às 11 horas e 13 às 17 horas
Sábado
: 9 às 13 horas