2/3/2011= - Jundiaí - SP

'Gestão e Liderança' - última turma dos cursos do Cepam é encerrada

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Terminou nesta terça-feira (01) a programação de cursos “Gestão e Liderança”, realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências dos servidores que exercem a função de chefia para a melhoria dos padrões de gestão da administração pública. 
O curso foi dividido em quatro turmas, que iniciaram as aulas em setembro do ano passado. Nesta terça-feira, aconteceu a última aula da quarta turma.

De acordo com a psicóloga Joseana Dalsan, da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, agora, completadas todas as turmas, será marcada uma data para entregados certificados a todos os participantes. “No total, foram 120 participantes, com 72 horas de carga horária de curso, distribuídas em nove encontros de 8 horas, semanalmente”, explica Joseana.



Esse foi um dos muitos cursos já realizados pela Secretaria de Recursos Humanos nos últimos dois anos, voltados à capacitação e à requalificação, tendo como metas o desenvolvimento profissional do servidor e a melhoria da gestão. De acordo com o secretário Municipal de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, o aprimoramento da gestão de pessoal na administração é uma constante, com a implementação de diversos treinamentos e cursos voltados ao desenvolvimento gerencial . “Quanto mais eficiente for a máquina administrativa, melhores serão os resultados das ações”, comenta o secretário.


Importantes temas foram discutidos durante o curso, como A prefeitura no contexto de mudança e o gestor público municipal; A gestão de pessoas na administração pública comparada à privada; O papel do servidor na gestão pública; O atendimento ao cidadão como instrumento de gestão; Comunicação: processo estratégico à ação na administração; Transparência; Ética; Cidadania e responsabilidade social dos servidores; Desafios que mobilizam e melhoram a gestão; Gestão do conhecimento e Sistema de informações gerenciais, dentre outros.


As aulas foram ministradas na Escola Superior de Educação Física.