11/9/2017 - Jundiaí - SP

GGIM e Conseg Jundiaí Leste intensificam os trabalhos nos bairros

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Encontros promovidos mensalmente pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) – aqui especificamente o Jundiaí Leste – abordam temas e encaminham solicitações que visam garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade: um dos compromissos firmados pelo prefeito Luiz Fernando Machado que acompanha as ações efetivadas pelos grupos junto aos moradores das muitas regiões da cidade. Neste sentido, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) também confere as determinações e atividades junto à Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

Representando a instituição, estiveram presentes a mais uma reunião promovida pelo Conseg Jundiaí Leste , no Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), o subinspetor Dênis Fernando Berni (responsável pelas equipes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda no período vespertino); o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), assessor especial para assuntos de segurança, Luís Eduardo Bailoni Muños; e a assessora de coordenação da pasta, Renata Breyer Correia.

Andrea Bonamigo dos Santos, presidente do Conseg, colocou em pauta solicitações comuns aos moradores dos bairros Rio Acima; jardins da Fonte, Roma, Danúbio e Rio Branco; Parque Centenário; Santa Rosa/Corrupira, Horto Florestal/ Bosque dos Pinheirinhos; Caxambu; Portal do Paraíso II; vilas Marlene, Arens e Progresso; Parque da Represa; Colônia; Vivenda; Ponte São João.

Os pancadões com veículos continuam sendo fiscalizados, inclusive buscando-se alternativas para coibir essa prática através de medidas utilizadas em outros municípios os quais tiveram êxito, com a realização de força tarefa integrada entre setores.

O patrulhamento realizado diariamente pela Guarda Municipal de Jundiaí nos bairros tem atendido com eficiência as ocorrências registradas, com um aumento bastante significativo na frequência das rondas, seguindo a migração da criminalidade e violência que são sazonais: as diversas ações têm acontecido de maneira mais pontual, notadamente aquelas relacionadas às drogas, que podem causar outros delitos como furto e roubo. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos agentes de segurança municipal na Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo, no Centro de Controle Operacional (CCO), e Centro de Operações Táticas (COT) da Guarda Municipal de Jundiaí tem sido fundamental para a solução de crimes.

“A responsabilidade pela segurança é de todos nós. É muito importante que a qualquer sinal de suspeita ou ato delituoso se faça contato com a Guarda Municipal de Jundiaí pelos fones 153 – Disque Emergência e 4492-9060 – Centro de Operações Táticas. A viatura mais próxima ao local dos fatos estará se deslocando para as providências necessárias de atendimento. Além das estratégias de inteligência que a Unidade de Gestão, o GGIM e a GMJ elaboram conjuntamente, registrar boletim de ocorrência – que inclusive pode ser on- line para determinadas situações – é primordial. As notificações de ocorrência trazem estatísticas precisas para que possam ser definidas as ações mais específicas que irão promover a prevenção quanto a repressão à criminalidade.”