1/12/2011 - Jundiaí - SP

GM orienta sobre os cuidados durante as compras de Natal

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí preparou algumas dicas de segurança para auxiliar os cidadãos na diminuição de pequenos delitos que tendem a aumentar nesta época de final de ano. Uma das práticas mais comuns, segundo o inspetor Cláudio Ferigato, é ação dos batedores de carteira. Nessa situação específica, a maioria das vítimas são mulheres que deixam todos os seus pertences nas bolsas.

Quanto aos acessórios (bolsa, mochila e ou carteira)

• Se a bolsa tiver uma alça longa, o ideal é que esteja bem próxima à lateral do corpo ou de preferência com sua maioria a frente do corpo e que constantemente esteja segura por uma das mãos;
• Se for pequena, que o cotovelo fique apoiado sobre a bolsa e que a mão segure sua alça;
• Já para as pessoas que utilizam mochila, é aconselhável levá-la na frente, principalmente nos trechos de grande concentração e circulação de pessoas;
• As carteiras devem ser carregadas nos bolsos laterais da calça.

Cuidado com estranhos
Qualquer pessoa que não seja conhecida deve ser evitada. Para se ter uma ideia mais ampla sobre essa questão, o adolescente ou até mesmo as crianças podem ser orientadas por pessoas mais velhas para realizarem pequenos delitos.

Em lojas
Quando se entra em uma loja, as recomendações com relação a bolsas, mochilas e carteiras estão valendo, especialmente nas lojas com grande variedade em produtos e de preços populares, onde a concentração de pessoas é maior. Evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos, tenha sempre uma delas livre.

Dinheiro e Cartão
Apenas na hora do pagamento retire o dinheiro (na boca do caixa). Leve em dinheiro apenas uma pequena quantia, o necessário para o pagamento de itens de pouco valor financeiro. Prefira os cartões nas compras de valores mais altos.

Atenção às jóias
Evite ostentar objetos de valor como relógios, pulseiras, colares, celulares e jóias de valor, sempre evitar passar em pontos mal iluminados. Caso pressinta que está sendo seguido, entrar em algum estabelecimento comercial ou atravessar a rua. Se necessário, acione os órgãos de segurança, como a Guarda Municipal, através dos fones 153 – DISQUE EMERGÊNCIA ou 4492-9060.

Bancos
Ao usar alguma agência bancária, não aceite ajuda de estranho e evite ficar com dinheiro vivo à mostra. Seja rápido e o mais discreto possível nessas ocasiões.

Usuários de ônibus
Evitar ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, dar preferência para os tradicionais ou mesmo os terminais. Procurar utilizar os coletivos com poucos passageiros, ou procurar viajar o mais próximo possível do condutor. No interior do ônibus, manter a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do corpo, onde possa estar sempre os observando. Procurar sempre o dinheiro da passagem contado ou dar preferência aos vale transporte.