27/6/2011 - Jundiaí - SP

Interatividade - Biblioteca tem novo projeto

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Desde o início do ano, os frequentadores da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot passaram a encontrar no espaço, junto com os exatos 50 mil títulos, uma atividade denominada de “Trânsito na Biblioteca”. A ideia segue os moldes de bibliotecas modernas que deixam de tomar decisões baseadas apenas em sua intuição.

A palavra biblioteca historicamente teve um caráter restritivo e estático. Hoje, o leitor tornou-se um usuário por não buscar somente livros, por isso a necessidade de os espaços serem mais dinâmicos e interativos”, afirmou a diretora da Biblioteca, Neizy Cardoso

Na Biblioteca Professor Nelson Foot, a iniciativa ‘Transito na Biblioteca’ é colocada em prática pela estudante do 4º ano de Publicidade e Propaganda, Aline de Oliveira. Ela circula pelos corredores, com questionários nas mãos para saber as considerações dos usuários sobre os serviços. “A conversa flui muito bem. Todas as pessoas se mostram dispostas a apresentar as sugestões e esclarecer os seus pontos de vista”, contou Aline.



Uma das pessoas com quem ela conversou foi a estudante do CMEJA (Centro de Educação para Jovens e Adultos), Maria Cláudia Rezaghi, que solicitou os livros da Coleção Goosebumps. Passado algum tempo, os livros chegaram às prateleiras para a alegria da aluna. “Foi muito bom ter a certeza de que as solicitações são atendidas. Em minha opinião, o projeto deixa o espaço ainda mais acolhedor, assim como uma biblioteca dever ser”, disse Maria Cláudia, que faz questão de ir à Biblioteca, pelo menos, três vezes por semana, seja sozinha ou em companhia do seu marido e filho.


Após anotar a solicitação de Maria Cláudia e dos demais usuários da Biblioteca, a estagiária Aline produz relatórios e os direciona para a diretora da Biblioteca Municipal, procedimento que ocorre a cada término de mês. A partir daí, as demandas são analisadas, sempre com o cuidado de apresentar uma resposta para o solicitante, independentemente dos encaminhamentos. “Os relatórios não apresentam apenas pedidos de aquisição de novos livros. Também recebemos elogios, dicas variadas e críticas”, disse Neizy. “O mais importante é que o ‘Trânsito na Biblioteca’ permite que o espaço mantenha o seu caráter de fomentador da cultura e disseminador do conhecimento”.