4/3/2011= - Jundiaí - SP

'Jundiaí, é bom viver aqui' faz roteiro com estudantes

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Estudantes das escolas técnicas Vasco Antonio Venchiarutti (Etecvav) e Benedito Storani (EtecBest) foram os convidados desta quinta-feira (03) para percorrer o roteiro do projeto “Jundiaí, é bom viver aqui”, realizado conjuntamente pelas secretarias de Comunicação Social e Educação, com apoio da DAE SA. Dentre as atividades, que contemplam uma visita aos principais pontos turísticos e onde estão instalados equipamentos públicos de serviço na cidade, é realizado um café da manhã, quando o prefeito Miguel Haddad aproveita para conversar com os convidados.

Dessa vez, foram os estudantes dos dois colégios que tiveram a oportunidade de debater com o chefe do Executivo Municipal sobre diferentes temas, no encontro realizado no Complexo Argos, do qual participou também o secretário Municipal de Educação, Francisco Carbonari. O prefeito Miguel Haddad deixou os estudantes bem à vontade e eles aproveitaram bastante a conversa. Quiseram saber sobre como são definidas as prioridades da cidade, as principais obras e, principalmente, aquelas voltadas à educação. O prefeito falou sobre a qualidade do ensino municipal, destacando as ações que contribuem para os bons resultados. “Não é um prédio bonito que determina um ensino de qualidade e, sim, os investimentos que se faz, como um bom material didático, professores em constante processo de atualização e um planejamento eficiente”, disse. 

O meio ambiente também foi lembrado durante o encontro. O prefeito falou da repercussão do fim das sacolinhas de plásticos que eram usadas nos supermercados. A iniciativa adotada de forma pioneira por Jundiaí está sendo referenciada em quase todo o território nacional e, se ainda não foi copiada, faz parte da agenda de muitas cidades. Recentemente, o prefeito Miguel Haddad esteve no gabinete do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, para falar sobre o projeto. “É uma iniciativa que está chamando a atenção e os resultados, com a eliminação de cerca de 130 milhões de sacolinhas tiradas de circulação, contribuem para a preservação do meio ambiente”, comentou.

Passeio

O professor Esdras Eduardo Rosa, coordenador do projeto “Jundiaí, é bom viver aqui” , acompanhou os estudantes pelo roteiro de visitas, passando por locais como o Parque da Cidade, Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Novo Horizonte, Armazém da Natureza e Jardim Botânico, dentre outros. “O projeto tem um roteiro flexível e a gente sempre pode formatá-lo conforme o interesse do grupo convidado. No caso dos estudantes, como são adolescentes, optamos por um passeio bastante interessante”, disse.