20/8/2019 - Jundiaí - SP

Jundiaí é uma das cidades com maior número de alunos em aulas de Ginásticas

Com mais de 1 mil alunos – entre os mais variados níveis de desenvolvimento – Jundiaí é uma das cidades com maior número de crianças e jovens praticantes das modalidades de Ginástica Artística (GA) e Ginástica Rítmica (GR) entre as equipes de rendimento e formação e turmas de esporte educacional e participação da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL). As modalidades caíram no gosto das famílias não somente pelos benefícios da inclusão de uma prática de atividade esportiva à saúde, mas também pela beleza dos movimentos e resultados positivos nos ambientes escolar, familiar e social.

Oferta das modalidades de Ginásticas Rítmica e Artística é feita nos CECEs de Jundiaí

De acordo com dados da UGEL, existem 1.070 alunos no Departamento de Esporte Educacional e Participação (DEEP) da UGEL entre as duas modalidades. O quantitativo coloca Jundiaí em destaque no cenário estadual. “Certamente, com esse número de crianças atendidas apenas na ginástica por Jundiaí é um dos maiores do Estado. Temos vários projetos distribuídos por São Paulo, que reúnem cerca de 300 crianças. Mas posso dizer que o trabalho com as ginásticas artística e rítmica desenvolvido por Jundiaí é muito importante para o desenvolvimento e massificação das modalidades e mais ainda para as crianças da cidade já que o esporte disciplina e educa”, ressalta a presidente da Federação Paulista de Ginástica, Roseane Nabarrete Zanetti.

“Identificamos a importância da modalidade e o interesse da população em participar. Por isso, ampliamos a oferta para mais turmas, inclusive no Programa Atletas do Futuro (PAF), realizado em parceria com o SESI. Somente em Ginástica Rítmica, crescemos 10%. Figurar entre as cidades com maior quantidade de alunos desses esportes mostra a força do trabalho desenvolvido por Jundiaí”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

A prática de atividade física é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e agrega, além de equilíbrio, flexibilidade, coordenação, criatividade e ritmo, valores, explica a educadora esportiva e treinadora das atletas de GR do TIME Jundiaí, Ticiane Baccaglini. “O esporte proporciona benefícios para a saúde, mas vai além, a partir da participação, os valores como amizade, coragem, determinação, excelência, igualdade, inspiração e respeito são trabalhados e vivenciados durante os treinamentos e eventos competitivos. Dessa forma, a criança e todos ao redor passam a receber as mesmas informações e a agrega-las ao cotidiano”, argumenta.

Ana Luiza Grana treina há três anos e já tem vitórias no currículo

Para a mãe de Sophia Lohayne Alves Diniz, 8 anos, Evelyn Katiane Mourão, a filha se interessou pelas aulas de GA, no CECE Benedito de Lima, próximo da residência, e mudou de comportamento. “Antes ela não praticava nada além das aulas de educação física feitas na escola. Se encantou com a atividade e eu estou muito feliz, já que os benefícios já são observados. Além da disciplina e da organização, o esporte proporciona que seja uma criança ativa e não se restrinja às telas de computadores e celulares”, salienta a mãe.

A menina está feliz com os novos conhecimentos adquiridos nas aulas, iniciadas neste ano. “Aprendi a fazer estrelinha, abertura e outras acrobacias que eu não sabia”, comenta.

Em treinamento para competição, Ana Luiza Grana, 8 anos, é outra praticante da modalidade GR mas com foco no rendimento. Com histórico de vitórias no currículo, – iniciado há três anos -, a menina treina gratuitamente nas turmas do CECE Benedito de Lima. “Eu já ganhei duas vezes o Troféu SP, que é a competição que posso participar. Minha vontade é seguir competindo e evoluir na modalidade”, comenta.

Os interessados na prática das atividades devem buscar o CECE mais próximo da residência para conhecer as ofertas locais, juntamente com os horários. As aulas são gratuitas e as matrículas podem ser feitas em qualquer equipamento que disponha da oferta que atenda o usuário.