18/9/2019 - Jundiaí - SP

Jundiaí é uma das dez cidades mais inteligentes do País

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O município de Jundiaí integra o ranking Connected Smart Cities como uma das dez cidades mais inteligentes e conectadas do País. A avaliação foi elaborada pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Urban Systems, de atuação nacional, com o objetivo de mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking, divulgado nesta terça-feira (17), durante a 5ª edição do Connected Smart Cities & Mobility 2019, é uma das mais importantes iniciativas de cidades inteligentes do Brasil e prossegue nesta quarta (18), no Centro de Convenções Frei Caneca (SP).

Prefeitos e representantes das dez cidades selecionadas participaram de um bate-papo que reuniu centenas de participantes na abertura do evento, e foram contemplados com um troféu, sendo o Jundiaí recebido pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Também esteve presente o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O levantamento da Urban Systems, em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities.

As cidades mais inteligentes e conectadas do país, além de Jundiaí, foram Campinas (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Caetano (SP), Santos (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Blumenau (SC).

Em sua fala, Luiz Fernando Machado destacou alguns dos itens que fizeram Jundiaí compor o ranking. “Somos hoje a 7ª economia do Estado de São Paulo e apresentamos índices invejáveis em saneamento e infraestrutura, como o tratamento de 100% do esgoto da cidade. Mas além disso investimos em ações para garantir o futuro, como a inserção de educação financeira e o ensino das línguas inglesa e italiana na rede municipal de ensino. Com isso, focamos em uma cidade que estará pronta para o futuro”, afirmou.

Entre os convidados da abertura do do Connected Smart Cities & Mobility 2019, estiveram o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, representando o governador João Dória, e representantes de grandes empresas, como a Airbus – que abordou a utilização de veículos aéreos não tripulados – e da Enel X, que abordou a nova era da energia, incluindo fontes limpas como energia eólica e solar. “A Plataforma Connected Smart Cities é uma iniciativa que envolve empresas, entidades e governos e tem por missão encontrar o DNA de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas, sejam elas pequenas ou megacidades”, comenta a idealizadora da plataforma, Paula Faria.

A 5ª edição do Connected Smart Cities & Mobility 2019 termina nesta quarta, e deve reunir mais de 2 mil pessoas. Serão cerca de 150 palestrantes e 90 painéis, com apresentações simultâneas em 12 palcos, além da presença de cerca de 300 prefeituras, mais de 500 empresas e entidades nacionais e internacionais.