2/6/2011= - Jundiaí - SP

Jundiaí respira preservação ambiental

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A terceira edição da EcoJundiaí tem feito com que as discussões em torno da preservação ambiental invadam as ruas da cidade. Em pouco menos de cinco dias, os sete eventos promovidos pela prefeitura, até o final da manhã de quarta-feira (1º), atingiram 920 pessoas, entre especialistas, representantes da sociedade civil e estudantes. A organização do evento espera que esse público atue como multiplicadores de temas debatidos. Esse número aumentará com a programação de eventos que segue até 7 de junho.

O principal objetivo da EcoJundiaí 2011 é envolver, cada vez mais, o jundiaiense nas questões relacionadas à preservação ambiental”, disse o prefeito Miguel Haddad. Para atingir a meta, a programação do evento está voltada à participação da sociedade. A sensibilização para os temas e conteúdos ecológicos contribui para formação de agentes ambientais locais preocupados com a conservação e uso sustentável de recursos naturais. “A conscientização ambiental permite que o envolvimento da sociedade ocorra de maneira mais participativa”, conclui Miguel Haddad.


A EcoJundiaí 2011 já contou com a participação de sete conferencistas. A diretora de assistência técnica da Fundação Florestal, ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Dra. Wanda Maldonado, defendeu em 26 de maio, na abertura da agenda oficial do evento, a realização de um estudo científico para a definição da melhor alternativa para a preservação da Serra do Japi. “Somente a partir daí pode-se determinar se a idéia do Mosaico, do Parque Estadual ou da conjunção de ambas, seria mais indicado”. Segundo a diretora, existe vício constitucional na idéia de criação do Parque Estadual na forma como ele foi proposto, uma vez que essa iniciativa cabe ao Governo do Estado e não ao Poder Legislativo.

O evento que encerra as atividades de hoje é a palestra sobre Resíduos Sólidos de Esgoto e da Construção Civil, programado para às 20 horas, no Auditório do Ciesp. O evento será coordenado por Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo da CSJ/Opersan e responsável pelo tratamento do lodo de esgoto da ETEJ (Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí), e Henrique de Araújo, da Construtora A.Fernandes, engenheiro responsável pelos resíduos da construção civil. O destaque de quinta-feira (2) fica por conta do lançamento do “Programa ECOBUS: Educação Ambiental Itinerante nos Bairros”. Com exibição de filmes de curta duração que tratam de questões ambientais, o ônibus visitará as diferentes regiões da cidade para enaltecer valores e atitudes voltadas à proteção e defesa do meio ambiente. A ação pretende ainda formar agentes ambientais locais engajados em ações voluntárias.


Outros destaques da atual edição do evento são os anúncios de políticas públicas voltadas para a ampliação de ações de preservação da Serra do Japi, como o anúncio na sexta-feira (3) da criação do Consórcio Intermunicipal da Serra do Japi, formado por Jundiaí, Cabreúva e Cajamar. O evento de sexta-feira será marcado também pela assinatura do decreto de desapropriação de aproximadamente 630 mil m
2 terras particulares que serão incorporadas à área de gestão da Serra tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico).

O seminário “Conservação das Florestas: a Importância dos Jardins Botânicos, Fragmentos e Remanescentes Florestais”, programado para sábado (4), apresenta uma agenda com temas polêmicos. O Prof. e Dr. Ricardo Rodrigues, do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/USP, Ricardo Rodrigues, aproveita a polêmica em torno da aprovação na Câmara dos Deputados do novo Código Florestal para defender sua opinião e traçar um panorama das florestas brasileiras.


PROGRAMAÇÃO ECOJUNDIAÍ 2011


Ações


De 30/05 a 05/06 - 10h00 às 22h00

Distribuição de sementes de árvores nativas no Maxi Shopping - Balcão do Programa Fidelidade do Maxi Shopping.

De 30/05 a 03/06
8h00 às 18h00
Distribuição de sementes de árvores nativas no Centro de Jundiaí - Casa da Cultura (R. Barão de Jundiaí, 868) e ACE Jundiaí (R. Rangel Pestana, 533 - térreo).

Dia 02 - 11h00

Lançamento do Projeto ECOBUS: educação ambiental itinerante pelos bairros - Praça da Matriz.

Dia 02/06 - 8h30 às 13h30

Campanha Campo Limpo: recolhimento de embalagem vazia de agrotóxicos - Pátio da Igreja do Bairro da Roseira.

Dia 03/06
 – 10h30
Serra do Japi, Tesouro da Natureza em Jundiaí: exposição das ações, projetos e medidas da Prefeitura para a preservação da Serra do Japi - Base Ecológica da Serra do Japi.

Dia 05/06
 11h00 às 16h00
Distribuição de mudas de árvores nativas - 24ª Festa Italiana di Jundiaí (Praça José Orlandi, Colônia, Cantinas 2 e 3).

Dia 05/06