12/5/2011 - Jundiaí - SP

Lição de Vida - Alunos da Casa da Solidariedade têm aula prática na Cidade Vicentina

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

 “Hoje o meu dia ficou mais feliz. Conversei bastante, dei muitas risadas e pude contar minhas histórias: um dia perfeito”. Foi com essas palavras que a senhora Norma Cuenha Gomes, 84 anos, moradora da Cidade Vicentina descreveu a tarde desta quarta- feira (11), após a visita dos alunos do Curso de Cuidador de Idoso da Casa da Solidariedade de Jundiaí.

A ida até instituição faz parte do cronograma do curso, que prevê aulas práticas em possíveis ambientes de trabalho. Para a professora Denise Candiani, a experiência possibilita aos alunos vivenciar as particularidades da profissão. “Só visitando o lugar, onde os alunos irão atuar no dia a dia é que se pode afirmar que todas as características da profissão foram apresentadas, pois é no espaço onde os idosos vivem que é possível presenciar o que eles passam diariamente”, afirma a professora.


A visita das alunas contou com a presença da Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), Maria Rita Haddad, da diretora Maria Olivia Gonçalves e da coordenadora da Casa da Solidariedade, Teresa Cristina Kalaf. Maria Rita conversou com as alunas e com os idosos e parabenizou a equipe da instituição pelo trabalho realizado. Ela ainda falou da importância da aula para as alunas. “Espero que todas vocês tenham uma ótima tarde aqui, que possam agregar ainda mais informações para a trajetória profissional de cada uma”, afirma Maria Rita.

Atualmente, a Cidade Vicentina conta com 90 idosos e passa por reformas em algumas casas. A presidente da instituição, Teresinha Rocha, acolheu as alunas para a aula prática e falou sobre os resultados que a iniciativa gera nos idosos. “É muito importante a visita dos alunos: uma boa oportunidade para conhecermos os futuros profissionais que estarão inseridos no mercado de trabalho. Os idosos passam um dia diferente e são acolhidos por pessoas, dispostas a ajudar”, conta Teresinha.

A aluna Kelli Marques Pecoraro terminou a visita com a sensação de dever cumprido. “Volto hoje para a minha casa com a certeza de que a experiência foi gratificante, pois após essa visita pude aprender muito com eles e ver o quanto a vida é maravilhosa”, diz a aluna.