8/8/2011= - Jundiaí - SP

Mais uma turma de servidores conclui curso de libras

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Pessoal da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, mais duas turmas de servidores participaram, no mês de julho, do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa foi promovida em parceria com o Clube dos Surdos de Jundiaí. Na quarta-feira (3), ocorreu a formatura, com entrega dos certificados.

De acordo com Joseana Dalsan, da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento da SMRH, os cursos são realizados em duas fases, ou seja, para aqueles que pretendem aprender a linguagem de sinais e um módulo mais avançado para os que já participaram do básico e querem se aprimorar. “O objetivo é capacitar nosso pessoal, principalmente aqueles que atuam diretamente com atendimento ao público, como forma de promover a acessibilidade”, explica Joseana.


Libras

A Libras é uma das LAs ou Linguagem de Sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As linguagens de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país para país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos.