10/3/2011 - Jundiaí - SP

Mapa Cultural Paulista - Inscrições prosseguem até 18 de março

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os artistas de Jundiaí, interessados em mostrar seu talento para todo o Estado de São Paulo, não podem perder as inscrições para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2011/2012, que podem ser feitas até o dia 18 de março, na Casa da Cultura.

O evento que visa oferecer mais oportunidades para a divulgação e valorização dos artistas locais é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, com realização da Abaçaí Cultural e Arte – Organização Social de Cultura e conta com o apoio das cidades para a fase municipal.

Jundiaí já se destacou por diversas vezes no evento, como em 2000, quando o Grupo Éos de teatro ganhou a etapa regional e ficou em 5º lugar na seleção estadual.


A etapa municipal é a primeira e seleciona os artistas de cada cidade participante. Por meio da Secretaria de Cultura, podem participar artistas que residam em Jundiaí com trabalhos inéditos de artes visuais divididas nas categorias artes plásticas, desenho de humor, fotografia, vídeo, além de canto coral, música instrumental, literatura (conto, poema e crônica), dança e teatro. Os finalistas da fase estadual serão contemplado com o prêmio incentivo de R$ 1.200,00.


Confira os requisitos para cada categoria e as datas da seleção. As inscrições devem ser feitas na Casa da Cultura, Rua Barão de Jundiaí, 868, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações pelo telefone 4521-6922. Informações e requisitos de cada categoria podem ser retirados na Casa da Cultura ou na imprensa oficial do município de 18 de fevereiro de 2011.



Artes visuais - Artes plásticas
– materiais que utilizam técnicas de produção que manipulam materiais constituindo formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética como pinturas, desenhos, gravuras, obras tridimensionais e instalações. Seleção no dia 3 de junho de 2011.

Artes visuais - Desenho de humor
– cartum, caricatura ou charge. Não serão aceitos trabalhados gerados, pintados ou colorizados em computador, xerox, fotografia, heliografia, laser ou deskjet. Seleção no dia 3 de junho de 2011.

Artes visuais - Fotografia
– imagens captadas em equipamentos digitais ou analógicos, não serão aceitas montagens nessa categoria. Seleção no dia 3 de junho de 2011.

Vídeo
– será selecionado somente um vídeo por cidade, com duração de 15 a 30 minutos. Cada cidade poderá participar com um representante de vídeo. Seleção no dia 15 de junho de 2011, na Sala Glória Rocha.

Literatura – poema -
apresentada em verso e estrofe, sem limites. Serão selecionados até três autores, com um poema cada. Seleção no dia 6 de junho de 2011, na Casa da Cultura.

Literatura – conto –
forma narrativa, em prosa, de menor extensão, com características como concisão, precisão, densidade, unidade de efeito ou impressão total. Contos devem apresentar no máximo cinco mil toques. Cada cidade será representada por até três autores, com um conto cada. Seleção no dia 6 de junho de 2011, na Casa da Cultura.

Literatura – crônica –
narração, segundo a ordem temporal como textos de noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos que preenchem periodicamente as páginas de um jornal, um tema cotidiano. Texto com no máximo cinco mil caracteres. O município será representado por até três autores, com uma crônica cada um. Seleção no dia 6 de junho de 2011, na Casa da Cultura.

Teatro –
dividida nas categorias teatro adulto, infantil e de rua, mas somente um representante, independente da categoria, poderá ser selecionado por município. Seleções serão no Teatro Polytheama e Sala Glória Rocha nos dias 4, 11, 18, 19, 25 e 26 de abril; 11, 12, 18, 25 e 26 de maio; 1 e 8 de junho de 2011.

Canto Coral
– serão contempladas as categorias “coro” e “coro cênico” – que utiliza de técnicas de expressão corporal e/ou teatrais como à linguagem poética e musical. Cada município poderá ser representado por dois corais, sendo um em cada categoria. Seleção na Sala Glória Rocha, nos dias 28 de maio e 10 de junho de 2011.

Música instrumental
– serão contempladas as categorias “solista” e “conjunto instrumental”, podem participar somente instrumentos acústicos (violino, flauta, violoncelo, entre outros), não sendo permitido a utilização de instrumentos com amplificadores elétricos ou eletrônicos. Cada município poderá ser representado por dois grupos, sendo um de cada categoria. Seleção no Centro Jundiaiense de Cultura “Jorosil”, nos dias 3 e 4 de junho de 2011.

Dança
- serão aceitas inscrições nos segmentos dança clássica, contemporânea, jazz, popular de rua ou sapateado. Será selecionada somente uma coreografia por município. Seleção no dia 24 de junho de 2011, no Teatro Polytheama.