10/6/2011 - Jundiaí - SP

Mapa Cultural - seletivas acontecem nesta sexta-feira (10)

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

As seletivas do Mapa Cultural Paulista continuam na cidade. Nesta sexta-feira (10) são realizadas as apresentações de música instrumental, às 20 horas, na Sala Jahyr Accioly de Souza e de teatro. Às 16 horas, na Marquise da Casa da Cultura o Ateliê Casarão mostra a peça “Pernambuco em 4 Atos”. Já às 19h30, na Sala Glória Rocha, o Performático Éos apresenta “A Fantástica Epopeia do Pavão Misterioso”.

Em “Pernambuco em 4 atos”, Claudio Albuquerque conta um pouco da história e cultura do Estado de Pernambuco. A história é dividida em quatro atos, que contam um pouco sobre o litoral, zona da mata, agreste e sertão desse Estado nordestino.


Baseada no clássico da literatura de cordel “O Romance do Pavão Misterioso”, a peça “A Fantástica Epopeia do Pavão Misterioso”, o Performático Éos apresenta a história clássica da Condessa Creuza, a mais bela da Grécia, cujo pai a mantém trancada no mais alto quarto do sobrado onde moram. Uma vez por ano e, por apenas uma hora, ela aparece na janela e o povo aparece dos mais distantes lugares, só para admirá-la.

Um dia, um retrato da Condessa chega até as mãos de Evangelista, na Turquia, que se apaixona pela jovem. Chegando à Grécia, ele encomenda um mecanismo alado, o Pavão Misterioso, com o qual consegue entrar no quarto de Creuza para tentar convencê-la de que ela é a mulher da sua vida.


Participam da seletiva as solistas Cláudia Guedes e Silvia Aparecida Pozzi Loverso e os conjuntos Dois no Sopro e Quadra Metálica Trombones.


A seleção é realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que está realizando a fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2011/2012, por intermédio da Abaçaí Cultura e Arte, que objetiva identifica, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo.


O mapeamento será realizado em quatro fases municipal e regional em 2011; mostra estadual e circulação em 2012. Para a edição 2011/2012 serão considerados as expressões artísticas: artes visuais, vídeo, canto coral, música, instrumental, literatura, dança e teatro.


Confira o calendário das seleções:


MÚSICA INSTRUMENTAL

(solista e conjunto instrumental)

10/06 – 20 horas

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Sala Jahyr Accioly

10/06 – 16 horas

Marquise da Casa da Cultura

PERNAMBUCO EM 4 ATOS (teatro de rua)

Ateliê Casarão

10/06 – 19h30min

Sala Glória Rocha

A FANTÁSTICA EPOPEIA DO PAVÃO MISTERIOSO (infantil)

Performático Éos