13/3/2019 - Jundiaí - SP

Mc Tour proporciona aprendizado em meio à natureza

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Parque da Cidade foi, nesta terça-feira (12), a sala de aula para as lições sobre preservação ambiental para 25 crianças, com idade entre 06 e 14 anos, assistidas pelo Centro Comunitário do Jardim Fepasa. A garotada visitou o principal ponto turístico de Jundiaí por meio da programação do Mc Tour, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da DAE Jundiaí, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e do Mc Donald’s – Nove de Julho.

Entre as atividades, estavam o plantio de mudas, a visita ao viveiro municipal e as brincadeiras no Jardim Sensorial, onde o grupo foi convidado a sentir o aroma e a textura das plantas. Mas, o que a Ana Júlia Souza, de 12 anos, mais gostou foi aprender sobre a reutilização de materiais e o descarte correto de resíduos. “Jogar garrafas plásticas nos rios, por exemplo, gera poluição e muitos problemas aos animais e aos humanos. Além disso, a separação correta do que pode ser reaproveitado facilita bastante o trabalho dos profissionais que trabalham com a coleta de lixo e é nosso dever colaborar”, contou.

De acordo com a voluntária do Centro Comunitário, Dafyne Aparecida Costa, tudo o que foi visto ao longo do passeio será trabalhado também nas atividades promovidas dentro do bairro. “Ainda nesta semana, a garotada fará uma redação sobre os aprendizados adquiridos aqui. É uma forma de fixar ainda mais o conhecimento, desenvolver a escrita e a gramática”, contou.

Já a Natália Santos, de 12 anos, adorou a experiência de conhecer o Parque de outra maneira: “É comum vir no final de semana para andar de bicicleta e caminhar com meu pai. Em casa, nós gostamos muito. Mas, hoje, vi lugares que, normalmente, não visitamos sem acompanhamento de funcionários. Além disso, mais que brincar, o projeto nos permitiu aprender diversas coisas”. Contudo, para a garota, a diversão ficou completa mesmo com o passeio ao Mc Donald’s, já que esta foi a sua primeira visita ao restaurante. “Sempre ouvi as pessoas falarem, mas nunca fui com minha família. Adorei esta oportunidade”, contou. Na unidade da rede de fast-food Mc Donald’s, as crianças foram convidadas a brincar no parque infantil e a degustar lanche, batata-frita, refrigerante e sobremesa.