25/2/2011 - Jundiaí - SP

Miguel Haddad recebe prefeito de Sorocaba

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O prefeito Miguel Haddad recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita do prefeito de Sorocaba Vitor Lippi e o vice, José Ailton Ribeiro, além de representantes da secretaria de Transportes. O encontro foi motivado para que Lippi pudesse conhecer e tirar dúvidas sobre o sistema de estacionamento rotativo que em Jundiaí já completou 10 anos.

Participaram da reunião o secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella; o diretor de Trânsito, Mauro Mazzamatti; coordenadora de Planejamento de Trânsito, Ana Paula Silva de Almeida.

Os visitantes se interessaram por entender como Jundiaí fez para contratar a empresa que opera o serviço e quiseram conhecer a tecnologia. “Contratamos por licitação. O parquímetro permite organizar espaços e vias públicas de maneira mais democrática. Trabalhamos com o sistema de concessão e a empresa é responsável pelos equipamentos”, explicou o prefeito Miguel Haddad.



Atualmente, Jundiaí tem 1.200 vagas no estacionamento rotativo. Sorocaba tem 1.800. Miguel Haddad lembrou a experiência de implantação em Jundiaí e aconselhou. “Aqui nos reunimos com os comerciantes, mostramos o projeto e apresentamos o que o sistema traria de benefícios para o comércio, como a rotatividade das vagas e do fluxo de veículos”, explicou. “Importante a anuência do comércio”, destacou.

Scaringella reforçou o conselho do prefeito. “Essa conversa com os comerciantes é essencial. Os pequenos comerciantes, principalmente, querem deixar seus veículos estacionados na frente do próprio estabelecimento. Eles devem entender que a rotatividade atrai o consumidor para a sua loja”.

Além de Jundiaí, Lippi também foi conhecer o sistema em São José dos Campos. “Existe muita similaridade entre as duas cidades. Em Sorocaba o sistema não funciona. Estamos conhecendo outros exemplos que possam ser levados para a nossa realidade”, avaliou o prefeito de Sorocaba.

Obras e Educação

Na sequência da reunião com a equipe da secretaria de Transportes, Vitor Lippi pediu para conversar com os secretários Sinésio Scarabello Filho (Obras) e Francisco Carbonari (Educação). Para ele, Jundiaí se destaca sob vários aspectos, a gestão na Educação é uma delas. “Jundiaí está muito adiantada em várias áreas como estacionamento rotativo, sistema de compras, informatização e na gestão da área educacional. E, por isso, a cidade é referência para nós. Na educação, por exemplo, não falta recurso. O segredo é a boa gestão que é o que vocês fazem aqui”, elencou Lippi.

Na área da Educação, o prefeito de Sorocaba estava se referindo à opção que Jundiaí fez pela terceirização da manutenção das escolas da rede municipal de ensino. “Agora estamos elaborando um manual de procedimentos preventivos com manutenção programada. Temos também a Semana Mágica, que acontece duas vezes ao ano, quando a equipe de manutenção fica na escola por uma semana para resolver todos os pequenos reparos”, explicou Carbonari.