3/3/2011= - Jundiaí - SP

MULHERES DE VALOR - Edilaine dirige o carro oficial

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiái

Já foi o tempo em que determinadas funções podiam ser ocupadas apenas por homens. Não que faltasse competência para as mulheres, mas sobrava preconceito, muitas vezes vindo até mesmo por parte delas. Hoje – ainda bem – as coisas não apenas mudaram como parece haver uma certa redimissão com elas, a ponto de as mesmas funções antes exclusivas do universo masculino ficarem melhor nas mãos delas. Quer um exemplo? Dirigir. Não se trata de ser melhor ou pior, mas, sem nenhuma dúvida, as mulheres são bem mais cautelosas e, por conseqüência, sujeitam-se menos a riscos de acidentes no trânsito.
Edilaine Cristina Mendes, motorista do quadro de profissionais da Prefeitura de Jundiaí, é um exemplo de que, das questões que envolvem a luta pela igualdade, uma delas já foi resolvida há muito tempo. Contratada através de concurso público, em que disputou com milhares de candidatos as duas vagas para o cargo, ela se deu bem e trabalha desde agosto do ano passado. Atualmente, lotada no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Infantil, tem uma rotina movimentada, ora ao volante de uma Kombi, ora levando um paciente na ambulância. Em qualquer das situações, demonstra habilidade e, principalmente, responsabilidade no que faz. “A gente tem que ser centrada, não importa se está dirigindo um carro oficial ou particular, pois no trânsito as leis servem para todos”, diz. 




O interesse pela atividade como profissão surgiu há alguns anos e, no seu currículo, constam passagens por empresas de ônibus e experiência acumulada na condução de veículos pesados, como Vans, microônibus e, se precisar, até para enfrentar um caminhão. “Pode trazer o trator também”, brinca Edilaine, que tem formação universitária em Comunicação Social e não esconde o desejo de um dia conseguir uma oportunidade em sua área, para mostrar que também na estrada da comunicação ela pode “pilotar” muito bem.

Edilaine não vê exatamente como uma guerra a disputa por espaço com os homens. Ela entende que o que existe é uma concorrência em que as armas utilizadas são a competência, o conhecimento. “Não tem a ver com ser homem ou ser mulher, mas de possuir capacidade para o trabalho e isso está ligado ao grau de conhecimento. Sem dúvida, a mulher está avançando porque está investindo cada vez mais na sua qualificação”, comenta Edilaine. Para ela, são espaços conseguidos por mérito e a mulher estar conquistando posições cada vez mais destacadas em muitas áreas é conseqüência.

Mulheres na Prefeitura

As comemorações do Dia Internacional da Mulher terão um destaque especial para as servidoras da Prefeitura de Jundiaí. A Secretaria Municipal de Recursos Humanos promove a segunda edição do evento Mulheres de Valor. Em 2010, o evento mostrou o lado solidário das servidoras que, nas horas de folga, dedicam seu tempo como voluntárias em instituições sociais. Neste ano, o foco será o talento dessas mulheres, que foram convidadas a colocar no papel uma história pessoal que tenham vivido.

De acordo com a diretora da Secretaria, Regina Célia Moreira de Amorin, o formato deste ano agradou e 27 servidoras se interessaram em participar. A premiação vai acontecer no dia 11 de março, das 14:30 às 16 horas, no auditório do Ciesp. Os seis textos que mais se destacarem receberão troféus, mas todas as 27 ganharão um certificado estilizado, para registrar a participação. “Apesar do troféu, só a participação em si já representa muito, pois temos mulheres dos mais diferentes perfis e, com certeza, com boas histórias para nos contar”, diz a diretora. Segundo ela, são médicas, professoras, monitoras, advogadas, enfim, representantes das mais diversas funções dentro do serviço público.