11/3/2011 - Jundiaí - SP

Museu Histórico de Jundiaí oferece passeio virtual

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os grandes museus do mundo como Louvre, British Museum, Guggenhein (EUA), Museu de Finas Artes de Boston, além dos brasileiros Museu Histórico Nacional, MASP e MAM contam com portais e sites nos quais podem ser acessadas imagens de grandes obras primas. No entanto são poucos os que oferecem ao visitante a possibilidade de entrar no museu e percorrer as salas como se a pessoa estivesse presente no ambiente.

É nessa característica que se diferencia o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí que, por meio do site www.tvmuseu.com.br, oferece aos cidadãos de todo o mundo, um passeio virtual, com visita às salas onde estão os objetos da exposição permanente que foram de posse do Barão de Jundiahy, da monarquia brasileira e de personagens que fazem parte não só a história da cidade, como também do país.



Para acessar o plug in é preciso baixar um aplicativo, disponível no próprio site e, após a instalação basta navegar. A visita deve ser realizada por meio das setas e cursores do teclado, enquanto o vídeo panorâmico de 360º é orientado pelo mouse.


Além de conhecer as instalações do interior do prédio, com a localização fiel dos objetos dentro do museu, o visitante também pode estudar um pouco mais alguns objetos como cama de casal, conjunto de cadeiras, tinteiros, entre outras peças que estão na galeria do site com fotos e dados históricos.


O passeio virtual é uma opção diferente e à disposição em poucos sites de museus em todo o mundo. Grandes museus como Louvre, British Museum, MASP, Museu Imperial oferecem galerias de imagens ou passeio em uma ou duas salas de exposição. “O site TV Museu se diferencia por ser um dos únicos que oferece ao visitante, de qualquer parte do mundo, um passeio pelos cômodos do prédio Solar do Barão, no qual se conhece desde a fachada do local até as salas onde estão as exposições permanentes”, explica a Secretária de Cultura, Penha Camunhas Martins.


Vídeos


Não é somente pelo passeio virtual e galeria que a TV Museu coloca à disposição dos visitantes. Vídeos que contam sobre a história do Museu Histórico, Antonio de Queiroz Telles , o Barão de Jundiaí, além de apresentações musicais que aconteceram tanto no prédio do Solar do Barão, como no Teatro Polytheama. “Pessoas de qualquer cidade e país podem acessar e assistir apresentações como da Vintena Brasileira, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Coral Ziper na Boca, Coral Cênico Infantil Dons & Tons e a abertura e encerramento do programa Concertos de Inverno, que aconteceram na Sala Jahyr Accioly de Souza”, disse o diretor do Museu, Henrique Jahnel Crispim.


Penha argumenta que a proposta da TV Museu é a interatividade e a possiblidade de levar o conhecimento para todos os lugares do mundo. “O acervo do museu é grande e não são todas as peças que estão na galeria. Além disso, o passeio é apenas para pessoas que estão longe conhecerem um pouco mais sobre a nossa história, pois nada substituí a visitação no local, onde se pode ver e estudar os detalhes. Nada se compara com o prazer de se ver e conhecer um objeto ou obra prima com os próprios olhos e não pela tela do computador”, finaliza.