5/12/2011 - Jundiaí - SP

Mutirão da Castração atendeu 900 animais no ano

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Mutirão de Castração e Identificação Animal, realizado pela Secretaria de Saúde em 2011 foi concluído no último sábado (3). Na sua quinta edição, o projeto fez mais 70 cirurgias, completando o total de 900 animais – entre cães e felinos – castrados.

A última etapa foi realizada no bairro Cidade Nova 1 e atendeu animais que de diversos bairros do município, que já estavam pré-cadastrados.

Marília Guedes Domingos, moradora do Retiro, aproveitou o atendimento gratuito para levar a gatinha Bistequinha para a castração. “A gata ainda é nova, tem apenas oito meses, mas já vamos castrar para evitar que fique prenha”, comentou a jovem.

Além da cirurgia de castração, os animais também receberam tatuagem para possibilitar a identificação. Cada animal atendido passou a contar com um número e foto. “O procedimento ajuda na localização do proprietário, caso o animal seja encontrado na rua. A ação promoveu não só a castração, mas também a conscientização da posse responsável e que o abandono de animais é crime, com penalidade que varia de três meses a um ano de reclusão”, informou o médico veterinário e coordenador da Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal, Jonathann França Ribeiro.

Os mutirões foram realizados por meio de convênio da Prefeitura de Jundiaí com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que contemplou o município com verba de R$ 78 mil. A ação é mais uma ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde para introduzir o conceito de posse e guarda responsável dos animais.