17/2/2011 - Jundiaí - SP

Mutirão de castração animal atinge expectativa

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Mutirão de Castração e Identificação Animal, realizado pela Prefeitura no Jardim Novo Horizonte, apresentou resultado positivo. Cerca de 300 animais foram atendidos nos três dias de evento, reforçando a proposta da Secretaria Municipal de Saúde de trabalhar a questão da guarda responsável, o que resulta em controle populacional e qualidade de vida para os animais.

De acordo com o médico veterinário e coordenador do mutirão, Jonathann França Ribeiro, o número de atendimento ficou dentro do esperado e os animais que não foram levados nesta primeira etapa poderão ser atendidos na próxima ação prevista para maio. "Verificamos uma ótima aceitação. O número de faltas ficou dentro do esperado, uma vez que o Jardim Novo Horizonte é muito extenso, o que dificulta o transporte dos animais", enfatizou o veterinário, lembrando que do total de animais vacinados, cerca de 50 foram levados por Organizações Não-Governamentais (ONG'S) de Jundiaí e o restante também poderá ser levado posteriormente. Estava prevista a castração em 400 animais do bairro e 200 de ONG's.



O mutirão castrou e tatuou um código de identificação em cães e gatos fêmeas, de 6 meses a 10 anos de idade. A ação foi realizada a partir de convênio da Prefeitura com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que contemplou Jundiaí com uma verba de R$ 78 mil. Foram atendidos apenas animais cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde durante censo realizado em novembro de 2010.


Durante o censo, os moradores foram informados sobre os procedimentos e agora em fevereiro foram avisados do dia e horário que os animais seriam atendidos. As cirurgias transcorreram dentro da normalidade, sem registro de reações adversas. "Os donos dos animais foram informados pelos agentes de saúde sobre os cuidados a serem adotados no pré e pós-operatório", frisou Ribeiro.


Abandono é crime


O abandono de animal é um problema de saúde pública e a administração desenvolve diversas atividades para conscientizar a população e conferir qualidade de vida aos animais. Jundiaí conta com cerca de 110 mil animais e estima-se que 5% deles estejam em situação de abandono.


A identificação promovida no mutirão vai ampliar de 2.500 para mais de três mil animais o cadastro municipal de cães e gatos identificados para coibir o abandono. O abandono de animal é crime, com penalidade que varia de seis meses a um ano de reclusão. Com a identificação será possível localizar o proprietário do animal para fazer a devolução ou adotar medidas dentro da lei para impor as penalidades.