23/9/2019 - Jundiaí - SP

Na Semana Municipal do Idoso, Bolão sedia evento oficial de vôlei adaptado

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Na manhã fria deste domingo (22), quando muita gente pensou duas vezes antes de sair da cama, cerca de 200 idosos saíram cedo de diferentes cidades da região para participar de um torneio de voleibol adaptado no Bolão, que teve início às 8h. O evento oficial da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), integra a programação da Semana Municipal do Idoso, que teve início no sábado (21).

A iniciativa é da Prefeitura de Jundiaí, com organização da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso e do COMDIPI – Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Além de Jundiaí, equipes de outras nove cidades estão presentes: Itatiba, Louveira, Campinas, Várzea Paulista, Mogi Mirim, Tietê, Cerquilho, Valinhos e Salto. Divididos em equipes masculinas e femininas de duas faixas etárias –- de 60 a 69 anos e de 70 a 79 – os atletas disputam partidas que prosseguem até as 14h deste domingo.

Uma das atletas de Jundiaí, Bernadete Prata Vicentini, joga nas equipes das duas faixas etárias, por ter 69 anos – idade limite para ambas. Mas quem a vê em tão boa forma e empenhada no jogo não imagina que o esporte praticamente salvou sua vida. Viúva aos 37 anos, com três filhas pequenas, ela entrou em depressão e se tornou obesa. Aos 51 anos e pesando 105 quilos, ela foi convidada por uma amiga para experimentar o vôlei adaptado no CECE Dr. Romão de Souza – e nunca mais parou. “Adoro, e sou uma das poucas atletas que treina quase todos os dias. Jogo na equipe de Jundiaí e em outros times também. O esporte foi fundamental para mim, me ajudou em tudo”, conta.

A abertura do torneio foi feita por Vitorio “Difu” Angelo Durigati, assessor de  Políticas Públicas para o Idoso, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado. Ao dar as boas-vindas, ele elogiou o empenho dos participantes na busca pela qualidade de vida por meio do esporte. “Jundiaí é uma cidade privilegiada, que oferece diversas opções de lazer e esporte para essa faixa etária, e é para nós uma alegria sediar um evento oficial da CBVA”, afirmou, lembrando que ele mesmo foi atleta e técnico de vôlei.

A programação da Semana Municipal do Idoso prossegue até sexta, dia 27, com diversas atividades. Mais informações podem ser obtidas aqui.