9/3/2020 - Jundiaí - SP

No Tamoio, Prefeitura entrega mais uma Emeb revitalizada

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O prefeito Luiz Fernando Machado entregou, na manhã deste sábado (7), mais uma unidade escolar adequada aos padrões do programa Escola Inovadora. Na região Leste, Jardim Tamoio, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Cinira Cardona Mazzali agora está totalmente adaptada aos conceitos do programa, que ressalta a importância de uma boa ambiência para aprimoramento das qualidades já oferecidas pela Educação Infantil na rede municipal de ensino. Com investimentos de R$ 298 mil, o prédio recebeu intervenções no telhado, pintura geral, além de redário e novos brinquedos com orientação à natureza e ao desenvolvimento pleno das potencialidades das crianças.

Inaugurada em 1992, a Emeb atende a 60 crianças com idade entre 0 e 3 anos. “Essa escola já passou por alguns reparos desde que foi inaugurada, mas nunca uma revitalização tão grande como desta vez”, destaca Célia Cerqueira de Araújo, diretora da unidade desde 2012. “Essa reforma demonstra o respeito por parte do poder público pelas famílias e pela comunidade do Jardim Tamoio. A melhoria das condições do prédio auxilia o trabalho pedagógico e a organização do espaço reflete no bem estar das crianças, das famílias e da equipe”, salienta.

“Acreditamos que uma cidade que é boa para suas crianças, também será boa para o adulto e para o idoso, por isso que investimos mais de 30% do nosso orçamento na Educação”, ressalta o prefeito, lembrando que há poucos dias Jundiaí foi citada pela revista Exame como a cidade brasileira que mais se destaca pelos investimentos feitos em Educação. “Aqui nos preocupamos em oferecer uma Educação de qualidade, com continuidade e de desenvolvimento pleno. Nossas crianças, especialmente as que ainda estão na fase da Primeiríssima Infância – quando ocorre o desenvolvimento das conexões cerebrais – estão recebendo espaços como o desta Emeb, com locais onde elas aprendem a conviver harmoniosamente com a natureza, ambientes acolhedores, e professores capacitados para orientá-las”, comenta o prefeito.

Mãe do pequeno Brian e integrante do Conselho de Classe da Emeb, Ana Paula Vitorino comentou que, antes da reforma da escola, era grande a preocupação quanto à segurança da crianças dentro do ambiente escolar. “Nunca duvidamos do conteúdo e da capacidade da equipe de professores aqui da escola, mas o dia que choveu forte e as crianças precisaram trocar de sala por questões de segurança, acendeu a luz da preocupação”, ressaltou. “Hoje, além de sabermos que nossos filhos estão tendo a oportunidade de receber uma educação de qualidade, temos a certeza de que estão dentro de um ambiente seguro, que possibilita ampliar o desenvolvimento deles”, comenta.

Investimentos

A Prefeitura de Jundiaí segue com obras de reforma, ampliação e melhorias nas escolas municipais, com investimentos previstos de R$ 12 milhões para 2020, dando continuidade e somando-se aos investimentos realizados nos anos anteriores. Estão em andamento intervenções em todas as regiões da cidade, com construções completas de unidades como a Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Hortolândia, e da Professora Fernanda de Favre, no Residencial Jundiaí.

Nos próximos meses serão entregues obras nas Emebs Pedro de Oliveira (Vila Joana), Irmã Florida Mestag (Parque São Luiz), Emeb Professora Judith Almeida Curado Arruda (Cidade Nova) e Emeb Professora Fernanda de Favre (Residencial Jundiaí). A maior construção em andamento é da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia. O prédio contará com três pavimentos, biblioteca, auditório, quadra coberta elevador e totalmente acessível, para atendimento de crianças no ensino fundamental.