22/4/2020 - Jundiaí - SP

Nova remessa de máscaras doadas é distribuída nos terminais de ônibus

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma nova remessa de cerca de 8,5 mil máscaras de proteção contra o coronavírus foi distribuída nesta quarta (22) nos sete terminais de ônibus urbanos de Jundiaí, entre 8h e 11h. A primeira entrega, na segunda-feira (20), distribuiu cerca de 7 mil máscaras entre 6h e 8h em todos os terminais, totalizando mais de 15 mil máscaras já entregues.

A ação, que irá distribuir, no total, 20 mil unidades, está sendo realizada pela Prefeitura de Jundiaí, com máscaras recebidas em doação de grupos de amigos solidários conhecidos como ‘Turma dos Amigos da Festa do Guma’ e ‘Turma dos Amigos da Festa Sertaneja’ – eventos realizados em círculos sociais de Jundiaí há mais de uma década, que tem o objetivo de arrecadar fundos para ações sociais.

Thiago José do Nascimento, que trabalha com TI, não tinha máscara: ganhou a primeira na manhã desta quarta (22) no Terminal Hortolândia. “Pretendo usar no transporte, com certeza, e também no trabalho”, disse. “Achei a iniciativa muito boa. Tudo que sirva como arma contra o COVID é sempre bem-vindo”.

Distribuição de máscaras nos terminais na manhã desta quarta: proteção no transporte coletivo contra o coronavírusSegundo o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro, a distribuição em horário diferente teve como objetivo atingir outra faixa de público. “Desse modo conseguimos atingir mais usuários, que utilizam o transporte em outro horário, e ampliar a proteção contra a doença”, explica.

Assim como as demais doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) feitas em prol do combate ao coronavírus, a Rede Jundiaí de Cooperação – órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) – é uma das portas de entrada para a ajuda da sociedade. As máscaras foram distribuídas pelas equipes das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e UGMT nos sete terminais urbanos.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, as máscaras de tecido foram indicadas pelo Ministério da Saúde para uso como barreira física à disseminação de gotículas provenientes da respiração e da fala, que são um dos canais de propagação da COVID-19. “As máscaras de pano são indicadas para usos em espaços de circulação de pessoas e devem ser higienizadas para a sua reutilização permanente. Com ações simples como essa, a intensificação dos hábitos de higiene, a etiqueta respiratória e o isolamento social, conseguiremos reduzir os números de casos na cidade”, disse o gestor.

A próxima distribuição de máscaras nos terminais de ônibus está prevista para ocorrer no final da tarde desta quinta (23). A Prefeitura fará novas aquisições de máscaras para entregar a todos os usuários do transporte público, que precisam se deslocar para trabalhar, com o objetivo de estimular este novo hábito de proteção contra doenças contagiosas.