17/6/2011 - Jundiaí - SP

Novo Horizonte recebe mais um mutirão de castração

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nos dias 18 e 19 mais um Mutirão de Castração e Identificação Animal no Jardim Novo Horizonte. Cerca de 200 animais, entre cães e gatos, estão cadastrados para passar pelos procedimentos, que serão realizados no Centro Comunitário F do Conjunto Residencial João Mezzalira Junior, na rua Rogério Tonetti, nº 1311 (antiga rua 5).

De acordo com o veterinário responsável pela Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal da Secretaria, Jonathann França Ribeiro, está é a terceira etapa do mutirão. Na primeira etapa, também realizada noJardim Novo Horizonte, em fevereiro deste ano, foram atendidos cerca de 300 animais. A segunda etapa aconteceu no final de maio no Jardim Santa Gertrudes, com a castração de cerca de 200 animais.



Segundo Ribeiro, a ação está sendo realizada em bairros que apresentam grande população animal e número elevado de abandono. "A adesão dos proprietários dos animais tem sido bastante positiva. No Jardim Santa Gertrudes fizemos o agendamento e não registramos faltas", disse o veterinário.


Neste novo mutirão, os procedimentos serão realizados nos mesmos moldes dos anteriores. Os animais passam pela cirurgia de castração e, em seguida, recebem a identificação por meio de uma tatuagem, que contém número e letra. O cadastro contém, ainda, foto do animal. "Com este processo, conseguimos ampliar o cadastro municipal de cães e gatos identificados, o que contribuirá para coibir o abandono", ressaltou. Com a identificação é possível localizar o proprietário do animal.


A castração é voltada para cães e gatos (fêmeas) de 6 meses a 10 anos de idade. De acordo com Ribeiro, a castração, além de permitir o controle de natalidade, também diminui a incidência de infecções uterinas e câncer de mama, maiores causas de óbitos em animais acima de 10 anos.


Os procedimentos são realizados pela Clínica Veterinária Estimacão Ltda, de São Paulo, contratada por meio de licitação. O mutirão é fruto de convênio da Prefeitura com a Secretaria de Estado do Meio ambiente, que contemplou Jundiaí com uma verba de R$ 78 mil. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar.