8/4/2011= - Jundiaí - SP

Orçamento 2012 - Prefeitura inicia pesquisa de campo com dois mil moradores

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Finanças informa à população que iniciou pesquisa de campo para entrevistar dois mil moradores de Jundiaí, contemplando todas as regiões da cidade. A pesquisa faz parte do programa Consulta Pública, criado para permitir a participação do cidadão na elaboração do orçamento da cidade para o próximo ano. 

O secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, explica que a Consulta Pública objetiva colher sugestões, anseios e preocupações das comunidades, além de obter novas fontes de informações relevantes para tomada de decisões com relação ao planejamento orçamentário. “Todas as sugestões coletadas serão encaminhadas para análise técnica de viabilidade pelas secretarias responsáveis pelo serviço ou ação apontada pelo cidadão”, complementa o secretário.



A empresa responsável pela realização desse trabalho é a Opinião Pesquisa, cujo responsável técnico é o sociólogo Nilton Cesar Tristão. Os entrevistadores estão todos identificados com o crachá da empresa e instruídos para esclarecer todas as dúvidas do entrevistado, antes do início da pesquisa, explica Nilton. Se o entrevistador não se identificar previamente, a orientação é para que não o deixe entrar na casa. 


Caso haja alguma dúvida, o cidadão poderá entrar em contato com a empresa por meio do e-mail opipesq@terra.com.br. Se preferir, poderá entrar em contato com a Secretaria de Finanças por meio do telefone 4589-8674 ou por meio do serviço 156. 


Consulta Pública on-line


Além da pesquisa de campo, o programa prevê a realização da Consulta Pública On-line, que será lançada no dia 14 de abril e disponibilizada para os usuários a partir do dia 15 de abril e ficará disponível até o dia 15 de junho, pelo portal da Prefeitura de Jundiaí [www.jundiai.sp.gov.br]. “O Programa Consulta Pública permite ao cidadão expressar e emitir suas sugestões com relação às prioridades que a administração deve seguir para destinar o orçamento da cidade", frisou Parimoschi.


A Consulta Pública On-line é um canal direto entre a sociedade e a administração municipal, um projeto que vem amadurecendo e se consolidando ao longo dos anos. O secretário fez questão de ressaltar que, conforme determinação do prefeito Miguel Haddad, os projetos do governo devem ser de alcance coletivo, ou seja, beneficiar a população como um todo.