26/4/2011 - Jundiaí - SP

Orçamento Municipal - Parceiros aderem à divulgação da Consulta Pública 2012

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

No ar desde o dia 15 de abril, a Consulta Pública ao Orçamento 2012 está atraindo parceiros interessados em colaborar com a divulgação do programa que estão colaborando na divulgação. “É muito interessante o movimento que vem se formando em torno da participação da sociedade. Com a adesão destes parceiros, conseguimos atingir públicos específicos”, explica o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi.

Câmara Municipal de Jundiaí [www.camarajundiai.sp.gov.br], Associação Comercial Empresarial de Jundiaí [www.acejundiai.com.br] e ESEF (Escola Superior de Educação Física de Jundiaí) [www.esef.br] estão envolvidos na divulgação da Consulta Pública e seus sites trazem o banner com o link para o questionário eletrônico.



O link para o questionário eletrônico ficará disponível até 15 de junho. O presidente da Câmara, Júlio César de Oliveira, o Julião, que participou do lançamento do programa Consulta Pública, sinalizou naquele momento, a parceria com a Prefeitura. “Quanto mais pessoas participarem, melhor e mais próximo da realidade será o orçamento. É isso que faz de Jundiaí uma grande cidade: a participação das pessoas", avalia o vereador.


É a primeira vez que a ACE Jundiaí apoia o programa que, na opinião de Ricardo Diniz, presidente da entidade, abre um canal direto com o cidadão. “O programa abre a possibilidade das pessoas participarem, de opinarem. Este formato permite que a prefeitura estreite a relação com o cidadão”, reconhece. Ele adiantou também que todos os 3.400 associados receberão e-mail marketing convidando-os a participar da consulta pública.


Além dos sites dos parceiros, é possível acessar o questionário eletrônico no portal da Prefeitura de Jundiaí. O questionário traz a possibilidade do cidadão opinar e sugerir temas como saúde, segurança, educação, trânsito e transporte coletivo e outros serviços e ações que afetam o seu dia a dia, o cotidiano do seu bairro. “Com a participação dos principais atores sociais: homens, mulheres e jovens, vamos conseguir construir um orçamento mais próximo da necessidade das pessoas. Por isso a participação de todos é muito importante”, avalia o secretário.


Desde que foi criado, em 2006, o programa já contabilizou quatro mil participações. Em 2010, 1.376 pessoas responderam a pesquisa, ante 1.043 em 2009. “Com a adesão dos parceiros, a expectativa é superar 2010, ano recorde de participação”, acredita Parimoschi. Se a sua empresa ou entidade também quiser participar, entre em contato com a secretaria de Finanças, no telefone: 4589-8674.


Redes sociais e TV Educativa


Se você tem acesso às redes sociais como twitter e facebook, além de participar da Consulta Pública, também poderá colaborar na divulgação. Compartilhe com seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos para que eles também participem.


Outra novidade neste ano, é a parceria com a TV Educativa que está disponibilizando seu canal a cabo e a TV Web para ampliar ainda mais a divulgação e estimulando a participação, principalmente daqueles que acessam o youtube, por exemplo. “Gravamos 10 boletins com o secretário Parimoschi falando sobre a importância da Consulta Pública. Estes boletins entram na programação da emissora e também no site e estamos postando os vídeos no youtube, em parceria com o departamento de mídias digitais, da secretaria de Comunicação”, explica a superintendente da Fundação TV Educativa de Jundiaí, Mônica Gropelo.


Após os primeiros 30 dias, a TV Educativa vai fazer um programa especial para analisar os números e primeiros resultados. “Vamos ter a presença do secretário de Finanças e de um especialista da Fundação Getulio Vargas comentando a importância da participação do cidadão”, adianta Mônica, empolgada com o desafio. “É a primeira vez que a secretaria de Finanças faz uma parceria com uma televisão”, comemora.