20/3/2017 - Jundiaí - SP

Orquestra Municipal recebe investimentos do Estado

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Municipal de Jundiaí e mais 12 municípios do interior do Estado de São Paulo serão contemplados com uma verba no valor de R$ 80 mil (cada) concedida por meio do Programa Toque Aqui da Secretaria de Cultura do Estado.

A boa notícia foi recebida pela gestora de Cultura, Vasti Ferrari Marques, durante reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (16), com o secretário de Cultura do Estado, José Roberto Sadek, em São Paulo. “Enquanto muitas orquestras passam por dificuldades financeiras com corte de verbas, Jundiaí mantém a qualidade artística da Orquestra Municipal”, comemora.

O repasse do subsídio deve garantir o trabalho desenvolvido pela orquestra, assim como dar suporte à Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP), a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e aos musicistas do Teatro São Pedro. “Para a Orquestra Municipal, o montante será investido na formação dos músicos, compra de instrumentos e na realização de consertos educacionais”, adianta Vasti.

Como pré-requisito para o repasse se concretizar, a Unidade de Gestão de Cultura deve desenvolver um plano de trabalho visando colocar a Orquestra Municipal a serviço da comunidade de modo a formar plateia. “A proposta é tornar a orquestra acessível a todos os públicos, qualificando o ser humano e permitindo o avanço da cultura”, completa a gestora. Este plano de trabalho deve ser entregue até o dia 11 de maio, com liberação da verba até o início de junho.

Programação
Sob a regência de Cláudia Feres, a temporada 2017 promete agradar os amantes da boa música. “Este ano, estamos trazendo obras inéditas no mundo sendo, portanto, executada pela primeira vez por uma orquestra. O público vai se surpreender”, espera a gestora de Cultura.

Outras novidades da programação serão as participações especais. A proposta é permitir ao espectador conhecer músicos jundiaienses que brilham em palcos internacionais. “Jundiaí sempre foi um grande celeiro de artistas. Apesar disso, poucas pessoas tem o privilégio de conhecer estes talentos”, finaliza.

A temporada 2017 começa no dia 8 de abril, às 20h, no Teatro Polytheama em grande estilo. No palco a participação especial será da cantora lírica Marília Vargas. Formada em canto na Schola Cantorum Basiliensis, a musicista possui especialização em Lied e Oratório pela Musikhochschule de Zurique.