26/8/2011 - Jundiaí - SP

Palestra discute prevenções contra queimadas

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente organizou, na noite desta quinta- feira (25), a palestra “Efeitos e Danos das Queimadas Urbanas para o Meio Ambiente e Qualidade de Vida”. O evento, ocorrido no bairro Santa Clara, foi ministrado pelo professor Edson Delattre, especialista em queimadas urbanas e membro do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

A iniciativa, assistida por estudantes, moradores do bairro, integrantes de conselhos gestores e representantes de diferentes associações ambientais, integra os projetos “Ecobus: Educação Ambiental Itinerante nos Bairros” e “ De Olho na Serra”, que buscam desenvolver ações voltadas à educação ambiental. Segundo Renata Freire, Diretora da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a palestra é um meio de ressaltar às pessoas a importância da prevenção contra queimadas e incêndios florestais.

Após a palestra, a diretora realizou uma pré- inscrição para os interessados em participar da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Segundo Renata, a intenção de organizar essa rede voluntária é formar uma rede de apoio a Divisão Florestal da Guarda Municipal e ao Corpo de Bombeiros, os principais grupos de atuação em casos de incêndio.

O professor Delattre é especialista em queimadas urbanas e já escreveu diversos artigos sobre o tema. Há 13 anos se dedica à conscientização da população sobre os danos e efeitos causados pelas queimadas, através de palestras e por meio do site www.queimadasurbanas.bmd.br, que vincula artigos, entrevistas, leis e materiais de divulgação. Na ocasião, o professor falou sobre os perigos que a fumaça traz para a saúde e também os danos ao meio ambiente, ressaltando que elas são prejudiciais em qualquer época do ano.